7 Dicas de Marketing Imobiliário

23 de maio de 2022 / blog

7 Dicas de Marketing Imobiliário

Os profissionais que trabalham no ramo da venda de locação e venda de imóveis reconhecem que o marketing imobiliário é importante, tanto que é possível encontrar diferentes anúncios no modelo tradicional e na área digital. 

 

O marketing imobiliário está relacionado a promover propostas de valor exclusivas, a fim de construir uma marca, atrair clientes e fechar transações comerciais imobiliárias. 

 

Embora o marketing seja um componente essencial para quase todos os negócios, dentro do aspecto imobiliário ele ganha especificidade para o setor, como o alto valor envolvido, não sendo uma exceção no que condiz a importância para o desenvolvimento do negócio.

 

Todos sabem que imóveis são propriedades que são compradas, vendidas e alugadas, e mesmo que uma pessoa seja proprietária de uma casa, ela também está envolvida no setor imobiliário. 

 

 

Definição de marketing imobiliário

 

De qualquer maneira, o marketing imobiliário deve ser usado por todos que estão envolvidos no setor, desde que se tenha algo a oferecer. 

 

Pode envolver diferentes tipos de profissionais, com cursos profissionalizantes na área de publicidade e propaganda e da própria relação comercial envolvida na venda de imóveis, entre os quais:

 

  • Agentes;

  • Corretores;

  • Investidores;

  • Proprietários;

  • Compradores;

  • Divulgadores.

 

Ter sucesso com o marketing imobiliário gera leads, ou seja, clientes em potencial, o que significa que é necessário despertar o interesse do consumidor pelos produtos ou serviços de uma empresa, e então convertê-los em clientes pagantes. 

 

Esse interesse geralmente surge a partir de necessidades e ações da estratégia de inbound marketing, em que uma pessoa é nutrida por meio de conteúdos que atraem a atenção e demonstram o valor dos imóveis.

 

Assim, o usuário demonstra interesse por uma oferta imobiliária, como alguém enviando o endereço de e-mail e informações de contato para receber mais dados sobre o que se deseja comercializar. 

 

A oferta de marketing imobiliário entregue em envelope personalizados pode ser um imóvel para venda, um apartamento para locação, serviços de corretor de imóveis, serviços de locação ou administração de imóveis, entre outros, sendo divulgados em diferentes plataformas para que o usuário se interesse em ceder tais informações.

 

Em outras palavras, o marketing imobiliário visa conquistar o interesse dos clientes pelos produtos e serviços de uma empresa que trabalha nesse setor e conteúdos informativos sobre os aspectos que envolvem esse setor.

 

 

Dicas eficientes para marketing imobiliário

 

Partindo do básico, como construir um site, criar contas nas redes sociais e mantê-las ativas, além de pagar por anúncios, se mostram ações cruciais quando se trata de marketing imobiliário. 

 

Mesmo ideias e dicas simples de propaganda podem ser acionáveis e diretas, o que ajuda a aumentar o número de leads e receita.

 

  • Instale um chatbot no site imobiliário

 

Os chatbots são uma ótima maneira de envolver um cliente em potencial, mesmo que o corretor de imóveis não esteja disponível. 

 

Empresas especializadas que prestam serviço e consultoria em TI desenvolvem chatbots imobiliários personalizados, com serviços de atendimento rápido, respostas de e-mail acionadas e até mensagens automatizadas via redes sociais.

 

Mesmo que seja um microempreendedor, a partir do momento que são aplicadas as ferramentas certas, é possível operar como uma equipe de várias pessoas. Chatbots e serviços automatizados são uma ótima maneira de fazer isso. 

 

Em um cenário ideal, qualquer cliente em potencial que queira entrar em contato deve ser estimulado a fazê-lo e essas pessoas esperam receber uma resposta ágil para garantir o atendimento mais personalizado no momento oportuno. Mesmo que essa resposta seja gerada de maneira digital. 

 

  • Mantenha uma página comercial nas redes sociais

 

Dependendo da situação em que um cliente em potencial e um agente corretor imobiliário se encontram, invariavelmente, entre tantas perguntas, está a clássica: “Qual a sua rede social?”.

 

Logo, a presença em uma rede social é apenas o início do marketing imobiliário. 

 

Além disso, a oportunidade de alcançar novos potenciais clientes se dá por meio dessas plataformas.

 

Assim, é preciso manter uma página comercial, até mesmo com grupos de nicho, sendo possível fazer segmentações diversas, inclusive por modelos de imóveis, como:

 

  • Apartamentos;

  • Casas térreas;

  • Pontos comerciais;

  • Sobrados.

 

Essa é uma maneira eficiente de criar engajamento e o profissional do setor imobiliário pode direcionar melhor para potenciais compradores, conforme o interesse e outras características específicas do imóvel.

 

Dessa forma, deve-se considerar uma página que se concentre em nichos específicos, como uma empresa de alpinismo industrial para limpeza de prédios e que é um diferencial interessante, agregando vários seguidores que, enfim, podem demonstrar interesse e comprar um imóvel publicado. 

 

Essa é uma das estratégias de longo prazo e como dica vale criar várias postagens e agendá-las para publicação ao longo das semanas, em vez de nutrir o feed todos os dias. 

 

Quanto mais puder agendar e automatizar, mais eficiente se mostrará o marketing imobiliário. 

 

 

  • Faça transmissões ao vivo de um imóvel

 

Comprar ou alugar um imóvel não se trata apenas da estrutura física do espaço disponível. 

 

Para uma pessoa que utiliza transporte público, é interessante mostrar os arredores da vizinhança, os pontos de ônibus, acesso a táxi ou mesmo estações de trem, metrô ou rodoviária. 

 

No caso de empreendedores, eles querem ver a movimentação do ponto comercial, a localização onde pode instalar um restaurante com câmara fria para manutenção de alimentos, uma lanchonete ou uma loja de roupas e calçados. 

 

Dentro do marketing imobiliário, a transmissão ao vivo é uma maneira de obter engajamento e, ao mesmo tempo, mostrar uma rua tranquila em uma área residencial, ou um ponto comercial em uma área que concentra diferentes negócios empresariais, tornando a proposta mais atrativa e palpável.

 

Ao transmitir ao vivo, é possível interagir diretamente com o público espectador, já que um interessado comprador de casa pode fazer perguntas sobre como chegar a um supermercado e mais informações do local. 

 

Assim, se o proprietário de uma casa deseja saber se realmente é o momento certo para colocar o imóvel para locação, o corretor consegue sanar a dúvida mais rapidamente e se torna um especialista, construindo uma marca e desenvolvendo relacionamentos. 

 

  • Publique artigos em jornais e revistas

 

Mesmo com a digitalização se sobrepondo às mídias tradicionais, como jornais e revistas, há portais de notícias que mesclam a distribuição de material e utilizam os dois formatos, publicando material impresso a partir da locação de impressoras gráficas de grande porte. 

 

Se um corretor quer ser o profissional a quem todos recorrem, é preciso considerar construir credibilidade em diferentes canais.

 

Para isso acontecer, uma parceria comercial é necessária, pois o marketing imobiliário pode ser em forma de um artigo publicado em um site especializado, ou um jornal de bairro. Porém, é preciso ter uma visão e experiência únicas. 

 

Assim, vale reservar um tempo ao longo do mês para escrever um artigo de opinião para uma revista local ou uma grande publicação. Isso fortalece a marca frente a um público mais específico, indo além de uma plataforma de mídia social. 

 

  • Utilize as plataformas digitais de busca

 

Aqui está um aspecto de SEO (Search Engine Optimization) muito importante e que muitas vezes passa despercebido.

 

Contudo, se um site não carregar corretamente no celular, você poderá perder boa parte de um público interessado. 

 

Em outros tempos, o celular não era tão importante e, por isso mesmo, muitos agentes imobiliários projetaram os sites em torno de computadores desktop. 

 

Contudo, o celular tomou a frente há muito tempo, dentre os equipamentos eletrônicos, como uma ferramenta do dia a dia, e o marketing imobiliário deve estar presente nesse canal que é considerado um companheiro para todos os momentos da população.

 

Na verdade, vale considerar fazer um aplicativo personalizado da empresa, que pode ser executado tanto em navegadores quanto dispositivos móveis. Assim, é possível alcançar mais usuários e em diferentes momentos.

 

 

Conclusão

 

Por mais que sejam apresentadas diferentes dicas e os benefícios sobre o marketing imobiliário, esse mercado é dinâmico e permite a implementação de variadas estratégias que ajudam a expandir os negócios a partir de qualquer estágio. 

 

As informações apresentadas servem como um guia para revelar as principais estratégias, e que podem ser colocadas em prática por profissionais que desejam aprender e dominar o marketing imobiliário para se destacar no mercado e alcançar vendas de alto valor.

 

Assim como o cliente precisa saber se o condomínio que ele vai morar possui portaria remota, segurança 24 horas e facilidades de acesso para melhor mobilidade urbana, os profissionais do setor imobiliário precisam saber passar essas informações corretamente e quais delas atrairão mais potenciais clientes.

 

Ao utilizar os princípios do marketing imobiliário, desde a criação de conscientização, interesse, desejo e ação dos clientes em potencial, é possível obter bons resultados, quaisquer que sejam as estratégias escolhidas para implementar nesse modelo de negócio.

 

O importante, nesse caso, é identificar os perfis que são mais adequados para cada imóvel e, com isso, traçar a estratégia que melhor performa nesse público; ou mesmo estabelecer quais nichos de imóveis se quer atuar para entender e estabelecer as necessidades dos clientes, direcionando as campanhas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade