Consórcio: como funciona?

07 de dezembro de 2018 / blog

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Mesmo ganhando mais popularidade e mercado, poucas pessoas sabem o que é e como funciona um consórcio.

 

Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

 

O que é um consórcio?

 

Consórcios são reuniões de pessoas jurídicas ou físicas em grupos com o objetivo de adquirir bens ou serviços. Contam com um prazo de duração e número de participantes fixo, garantindo a todas as mesmas condições de negociação.

 

O funcionamento de um consórcio é, de certa forma, bem simples. Cada um dos participantes paga uma parcela mensal durante toda a duração do contrato. Essas parcelas formam uma poupança única onde os valores se acumulam.

 

O valor total que é acumulado ao longo das parcelas está a disposição de todos, podendo ser usados no momento da contemplação. O consorciado consegue sua carta de crédito contemplada por meio de sorteio ou lance, podendo usá-la para adquirir o bem ou serviço acordado na entrada no consórcio.

 

Ao final do consórcio, todos os participantes deverão ter sido contemplados. Os que não conseguiram a carta de crédito contemplando durante os meses de contribuição conseguem com o pagamento da última parcela.

 

Administração de consórcios

 

Cuidar dos processos de formação e gerenciamento de um grupo de consórcio é responsabilidade das administradoras de consórcio. São empresas que vendem as cotas para interessados, cuidam do recolhimento do dinheiro e dos sorteios e lances durante toda a sua duração.

 

Consórcio como funciona Contemplado SP

 

Por meio dessas empresas é mais fácil reunir pessoas com objetivos próximos aos seus para começar um consórcio ou, até mesmo, vender e comprar cotas contempladas de outros consórcios.

 

O contrato de adesão de um consórcio é, também, responsabilidade das administradoras, ao interessado, cabe aceitá-lo ou não. O contrato para participar do grupo de consórcio poderá abranger bem móvel, imóvel ou serviço de qualquer natureza, relacionados ao segmento contratado.

 

Contemplação

 

A contemplação de um consórcio é o momento a partir do qual o valor total da carta de crédito ou cota está disponível para o consorciado. Pode ocorrer tanto por meio da quitação das parcelas quanto por meio de lances ou sorteios mensais.

 

Uma vez contemplado, o consorciado pode fazer uso do valor total de sua carta de crédito para a aquisição do bem ou serviço determinado em contrato.

 

Cabe ao contemplado escolher o fornecedor, sendo que a administradora faz apenas a intermediação da liberação do valor da carta de crédito contemplada.

 

É possível, também, vender para outra pessoa a cota, contemplada ou não. Nesse caso, o comprador passa a responder por todas as obrigações registradas no contrato do consórcio.

 

Mais Dicas Pra Você

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

 Consórcio ou financiamento: quais as diferenças?

Consórcio ou financiamento: quais as diferenças?

Muitas pessoas buscam realizar o sonho da casa e carro próprio. Geralmente, o que as impede é ter ou não dinheiro à disposição para um compra a vista ou para uma entrada mais alta. Para essas pessoas, existem duas alternativas: consórcio ou financiamento. Apesar de serem processos muito parecidos, apresentam diferenças fundamentais. Conheça melhor as duas modalidades e descubra qual a melhor para você.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade