Cuidados que você deve ter antes de financiar um carro

28 de abril de 2021 / blog

Cuidados que você deve ter antes de financiar um carro

Um veículo é o sonho da maioria das pessoas, possuir o seu próprio veículo para contar com mais praticidade e conforto se tornou fundamental para muitos. E o financiamento de automóveis aparece para tornar esse sonho ainda mais acessível.

 

No entanto, assim como todo e qualquer outro serviço que requer uma grande quantia em dinheiro, precisa de cuidados e avisos prévios sobre o que fazer para que esse sonho não se torne um pesadelo.

 

Pensando nisso, produzimos um artigo com os cuidados que você deve tomar na hora de financiar um carro. 

Tanto cuidados em relação ao veículo quanto cuidados com o seu dinheiro e a forma de financiamento.

 

O que é um financiamento?

 

Um financiamento nada mais é do que a aquisição de um determinado valor perante uma instituição financeira, esse valor permite que você compre imediatamente produtos que dificilmente podem ser pagos à vista, como uma casa e um automóvel.

 

Após a liberação deste valor é feito um acordo onde o cliente irá pagar este empréstimo da instituição em parcelas, normalmente mensais, para quitar o valor deste financiamento e poder adquirir o que quer mais rápido do que se imagina.

 

Vamos dar um exemplo para ficar ainda mais claro, supondo que você queira comprar um licenciamento do Windows que é muito caro e você não possui todo o valor no momento, mas deseja muito o serviço.

 

Sendo assim, você realiza um financiamento junto a uma instituição financeira que irá oferecer o valor deste financiamento para a compra e depois você irá pagar este valor em parcelas mensais para quitar essa dívida.

 

Agora que você já sabe o que é um financiamento, vamos apresentar algumas dicas que você precisa ter em mente antes de financiar um automóvel.

 

Essas dicas serão divididas em duas partes, a primeira focada em cuidados com o próprio automóvel e a segunda em relação ao pagamento. Tudo para evitar que você tenha problemas lá na frente. 

 

Cuidados com a escolha do automóvel 

  1. Pesquise bastante 

Hoje, felizmente, contamos com uma grande aliada na hora de fazer a compra de qualquer produto ou serviço, a internet. 

 

Ela permite que você saiba a opinião das pessoas que já adquiriram aquele produto e se elas recomendam o mesmo para outras pessoas.

 

Se você está interessada em fazer aplicação de varizes, provavelmente, irá pesquisar sobre como funciona o procedimento e qual o melhor profissional para te ajudar neste processo.

 

Da mesma forma deve funcionar a escolha de um carro para compra, se você já decidiu que quer um novo e já sabe o modelo exato, pesquise na internet e nas redes sociais as pessoas que já o tem e em qual loja adquiriram.

 

Isso te ajuda a saber se o carro que você tanto quer realmente vale a pena e qual a melhor loja para fazer a compra, te ajudando a evitar uma dor de cabeça lá na frente caso faça uma compra que se arrependa. 

 

  1. Faça teste drive 

Se você estivesse à procura de um plano odontológico e visse que um deles fornecia uma consulta gratuita para ver como funciona a empresa, você aceitaria? Provavelmente, a resposta seria sim.

 

O teste drive ou amostra grátis, como é mais conhecido, faz toda a diferença na sua pesquisa e opinião na hora de adquirir um determinado produto ou serviço, e não seria diferente quando se trata de um automóvel. 

 

Milhares de concessionárias fornecem esse test drive, onde você pode entrar dentro do carro, entender como ele funciona e até mesmo dar uma volta com ele para ver se o aparelho realmente atende as suas expectativas. 

 

  1. Converse com pessoas que entendem sobre o assunto 

Quando você decide comprar uma casa ou um apartamento, você não assina um contrato imediatamente sem antes procurar uma administradora de condomínios ou um especialista na área, correto?

 

Da mesma forma deve funcionar quando você pensa em adquirir um automóvel, procure especialistas e profissionais da área para te ajudar a saber se o carro que você pretende comprar realmente vale a pena e quais os pontos você deve priorizar nele.

 

Isso também vale para a parte de financiamento, não deixe de procurar um profissional para te ajudar a saber se a proposta realmente é boa e irá te ajudar a realizar seu sonho do automóvel próprio sem grandes problemas lá na frente. 

 

Cuidados com o financiamento 

 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como escolher de forma correta um automóvel, vamos à parte que mais interessa aos compradores e vendedores, o pagamento. 

 

  1. Exija uma cópia do contrato 

Ter uma cópia do contrato de compra e venda e até mesmo do financiamento te garante segurança e certeza de que a sua compra foi realizada da maneira certa.

 

Assim como uma empresa que fez a aquisição de um cloud computing precisa da cópia do contrato de compra para garantir que terá suporte se ocorrer algum problema com o sistema, a cópia do financiamento do seu automóvel também garante essa segurança. 

 

Ter uma cópia do contrato a partir do momento em que você o assina já te garante uma segurança maior caso o veículo apresente algum problema ou a instituição tente fazer algo diferente do que foi combinado no contrato do financiamento.

 

Por isso, exija da empresa na qual você fez a compra do seu veículo o contrato com todas as informações da venda, para garantir suporte e segurança para você durante os anos de pagamento.

 

  1. Fique de olho nas parcelas e nos juros

Quando se fecha um financiamento é necessário prestar muita atenção na quantidade de parcelas e nos juros que serão acrescentados com o passar do tempo.

 

Algumas instituições podem tentar enganar certos clientes apresentando um financiamento que parece perfeito ao primeiro olhar, mas que depois afunda o cliente em um mar de dívidas e juros altíssimos. 

 

Uma boa dica para te ajudar neste processo é preparar uma gestão de folha de pagamento, onde você pode registrar todos os valores das parcelas e ver se não está sendo enganado pela empresa.

 

Por isso, converse bastante com a instituição e tire todas as suas dúvidas, leia o contrato e proposta quantas vezes forem necessárias e pesquise sobre o assunto para não sofrer males lá na frente.

 

Conversar com especialistas e pessoas que entendam mais sobre esse assunto do que você também pode te ajudar muito neste processo. 

 

  1. Faça várias simulações de financiamento 

Na internet existem diversos sites que oferecem a chance de fazer simulações de financiamento e verificar por quanto tempo você irá pagar o veículo e quais os valores das parcelas.

 

Essas simulações são muito usadas por clientes em uma empresa de reforma,que desejam repaginar a sua casa e por pessoas que pretendem comprar algo novo em folha, no caso de um carro, por exemplo.

 

Se você não conseguir encontrar sites na internet, pode pedir ajuda de especialistas neste assunto ou até mesmo comparecer em uma concessionária para realizar essa simulação.

 

E como o título deste tópico já diz, faça várias simulações, ou seja, vá em várias lojas, verifique diferentes tipos de automóveis e empresas para te ajudar neste processo.

 

Quanto mais simulações você fizer, mais opções terá na hora de financiar o seu automóvel e menores chances de cair em uma cilada. 

 

Essas foram algumas das dicas para te ajudar a ter ainda mais cuidado com o financiamento do seu automóvel, evitando problemas futuros que podem colocar em risco a sua condição financeira ou a apropriação do seu veículo.

 

Benefícios de financiar um carro 

 

Ainda existe um tabu muito forte em cima da ideia de se financiar um veículo, muitos acham que ele é a porta para um rio de dívidas que irá durar o resto da vida da pessoa.

 

Mas, separamos alguns benefícios e motivos para te mostrar que o financiamento é uma ótima opção, pois:

 

  • Você já sai dirigindo;

  • Tem um comprometimento maior com o pagamento;

  • Existe a possibilidade adiantar parcelas;

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade