Contemplado SP São Paulo

Entenda como funcionam as assembleias no consórcio

29 de janeiro de 2019 / blog

Entenda como funcionam as assembleias no consórcio

Toda pessoa que entra em um grupo de consórcio aguarda ansiosa pelo momento de ser contemplado e ter acesso ao valor da carta de crédito. Ela pode vir por meio de sorteios, lances e quitação. Em todos os casos o ponto em comum é o mesmo: a contemplação sempre acontece nas assembleias.

 

Existem dois tipos de assembleias realizadas pelas administradoras: Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral Extraordinária. Entenda melhor cada uma dessas assembleias do consórcio.

 

Assembleia Geral Ordinária: como funcionam?

 

Essa assembleia serve como um encontro de prestação de contas da administradora para o grupo e para o sorteio e apresentação de lances para contemplação. Nela, os valores arrecadados, rendimentos e outras informações sobre o andamento do consórcio são repassados ao grupo.

 

Ela visa, então, manter todos informados de como o grupo tem evoluído, se tudo está correndo de acordo com os contratos e se algum problema surgiu. São reuniões previamente estabelecidas em contrato. Nele consta de quantos em quantos meses ela acontecerá e qual será a data e local em que ocorrerão, sendo avisado previamente qualquer mudança.

 

consórcio contemplado assembleia geral

 

Na primeira Assembleia Geral Ordinária são definidos os últimos detalhes sobre o grupo de consórcio, que passa a estar oficialmente constituído. É nela que as comprovações de viabilidade financeira são apresentadas e os representantes são definidos, cumprindo com o que estabelece o Banco Central.

 

Não existe uma periodicidade obrigatória, a única regra é que ela seja definida em contrato antes do começo oficial do grupo. Assim, dependendo do tipo de consórcio, elas podem acontecer, tomo mês, a cada três meses, uma vez por semestre ou acompanhando sazonalidades do setor. Ela pode, ainda, ser presencial ou transmitida em tempo real, seja por TV, rádio ou Internet.

 

Conheça a Assembleia Geral Extraordinária

 

São assembleias realizadas apenas quando há real necessidade, como decisões que exigem a votação dos consociados. Esse é o caso de decisões sobre prorrogações de prazos do grupo e mudanças no bem referenciado em contrato, entre outros.

 

Assim como a Assembleia Geral Ordinária, a Extraordinária também pode ser transmitida ou presencial. A convocação será sempre informada pela administradora aos participantes do grupo. O Banco Central define que ela deve ser anunciada com um mínimo de oito dias de antecedência e já apresentando data, hora, local e objetivo do encontro definidos.

 

É possível nomear representantes para essa assembleia, desde que o consorciado que não pode comparecer esteja com o parcelamento em dia e apto a votar. Existe, ainda, a possibilidade de enviar seu voto por correspondência ou e-mail.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp