Golpe do consórcio contemplado: como evitar?

07 de dezembro de 2018 / blog

Golpe do consórcio contemplado: como evitar?

Consórcios contemplados são negócios chamativos. A ideia de entrar em um consórcio onde você poderá retirar o bem e o serviço logo após a compra, sem ter que aguardar ser contemplado por lance ou sorteio, atrai muitas pessoas.

 

Por parecer tão prático, consórcios contemplados são uma ferramenta muito usada para aplicar golpes. É necessário ter atenção para não correr riscos e acabar perdendo um alto investimento. Confira algumas dicas para evitar problemas e golpes com a compra de consórcios contemplados.

 

Como evitar golpes e prejuízos na compra de consórcios contemplados

 

1 - Verifique se a carta de crédito é verdadeira

 

Encontrar pessoas dispostas a vender uma carta de crédito contemplada não é tão difícil quanto pode parecer. Isso abre muito espaço para a venda de cotas falsificadas, exigindo atenção do comprador. Ao buscar por um consórcio contemplado, verifique alguns elementos essenciais. Tenha certeza de que o grupo de consórcio daquela cota existe e se ela está registrada no nome da pessoa que está oferecendo a venda.

 

Após verificar a veracidade desses fatos, tenha certeza de que esta é uma carta de crédito contemplada, ou, após a compra, você ficará preso ao grupo de consórcio aguardando a contemplação. Para maior segurança, peça ao vendedor o extrato atualizado da situação da cota e entre em contato com a administradora daquele consórcio para verificar os dados. A melhor opção é sempre comprar por cotas contempladas diretamente com administradoras reconhecidas pelo Banco Central.

 

2 - Exija garantias antes de efetuar o pagamento

 

Vendas de cartas de crédito contempladas são processos informais de venda. Por esse motivo, não há nenhuma das garantias estendidas a negócios formais. Por isso, antes de depositar qualquer pagamento em dinheiro, exija a carta de crédito.

 

Golpe do consórcio contemplado como evitar Contemplado SP

 

Uma alternativa para a maior segurança das duas partes envolvidas é elaborar um contrato de compra e venda. Com o documento assinado pelas duas partes é possível que, em caso de alguém descumprir o acordo, acionar a justiça.

 

3 - Verifique a autorização de atuação no mercado da administradora

 

Algumas vezes é possível receber um golpe de administradoras falsas. Por esse motivo, independentemente de quem está vendendo o consórcio contemplado, é essencial verificar se a administradora tem permissão do Banco Central para atuar no setor de consórcios. Comprar uma cota vinculada a uma administradora não autorizada é entrar em um grande problema na hora de adquirir os bens e serviços aos quais ela foi direcionada.

 

4 - Leia o contrato de consórcio

 

Consórcio contemplado não é sinônimo de consórcio quitado. Ao comprar uma carta de crédito contemplada, verifique quantas parcelas ainda deverão ser pagas, elas ficarão sob sua responsabilidade a partir do momento da transferência.

 

O contrato contém essa informação e ainda especifica valores, taxas e regulamentações do plano que você está adquirindo. Tenha certeza de que poderá arcar com esses custos, ou não terá acesso ao bem.

 

Ler o contrato ainda é importante para saber sobre taxas de transferência cobradas pela administradora. Muitos golpes consistem não na inexistência ou irregularidade da carta de crédito, mas em cobrar valores inexistentes no momento da transferência.

 

5 - Confira a regulamentação para o uso da carta de crédito

 

Toda a documentação e burocracia de um consórcio tem início no momento que a carta de crédito é contemplada e se inicia o processo de aquisição do bem. Tenha certeza de que você tem todo o necessário para cumprir com as regras da administradora exige para o imóvel, evitando não conseguir utilizar a carta após a compra.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp