Inbound marketing: Entenda Como a Landing Page Pode Ajudar Seu Site de Consórcio

23 de maio de 2022 / blog

Inbound marketing: Entenda Como a Landing Page Pode Ajudar Seu Site de Consórcio

Antes de receber um e-book, se inscrever em aulas gratuitas sobre as vantagens de um consórcio ou até mesmo ganhar um freemium do seu serviço, as pessoas interessadas são direcionadas para uma landing page, ou página de destino criada para obter dados em troca de algo.

 

Então, como você pode criar uma landing page eficiente e otimizada para seus serviços prestados?

 

Para ter os resultados esperados, além de aumentar a captação de leads, os potenciais clientes, é preciso ficar atento ao modelo e aos itens essenciais que modelam uma página agradável e convincente, a fim de auxiliar os usuários no momento de decisão.

 

 

O que é uma landing page?

 

Uma landing page é uma página criada para capturar leads ou coletar informações de usuários que são potenciais clientes qualificados para um determinado produto ou serviço. 

 

Nesse caso, os consórcios de bens de consumo de alto valor, como imóveis com laje protendida e automóveis. 

 

Ao menos 3 elementos são necessários em uma landing page: informações sobre o que está sendo oferecido, campos de formulários para preenchimento com os dados do usuário e um CTA (Call To Action) para estimular a ação.

 

Após o preenchimento do formulário com os dados solicitados, as informações do lead serão direcionadas ao banco de dados para alimentar o fluxo de trabalho.

 

Uma vez estruturado de acordo com a etapa do funil proposto pelo inbound marketing, no momento da coleta, os usuários começam a receber diversos conteúdos para incentivá-los a conhecer melhor sua marca e a escolher um serviço ou adquirir um produto. 

 

Nesse ponto também é possível maximizar o CRM (Customer Relationship Management),  ou seja, a gestão de relacionamento com o cliente, tratando de assuntos imobiliários, como a instalação de portão de alambrado por meio de consórcio. 

 

Por isso, ter uma landing page eficaz se mostra essencial para potencializar a captação de leads e entender esse processo de compra.

 

 

Diferentes tipos de landing pages

 

Para atingir um objetivo, você pode desenvolver diferentes tipos de landing pages, como:

 

  • Acesso a arquivos úteis;

  • Boletim de notícias;

  • E-books;

  • Webinars.

 

Independentemente do que você usará como troca, a ênfase deve sempre ser a obtenção de dados de contato com quem está interessado em algo que se pode oferecer. 

 

A seguir estão especificados os conteúdos oferecidos para a captação de leads. 

 

  • Acesso a arquivos úteis

 

Garantir que a troca entre utilidade de informações de contato funcione, disponibilizar arquivos úteis para o seu lead é uma das melhores formas de chamar a atenção para algo que pode ajudar na rotina dele e facilitar os processos. 

 

Um exemplo prático é uma planilha de controle de gastos mensais, modelos de apresentação ou até mesmo listas com hiperlinks úteis para esse lead. 

 

Assim, podem ser entrevistas em vídeo realizadas por produtoras de filmes com pessoas que precisaram dos serviços de um consórcio, e como isso foi um facilitador para alcançar o sonho da casa própria, ou a aquisição de um veículo para passear com a família e os amigos. 

 

Assim, é possível ter a atenção deles e continuar oferecendo conteúdos diferenciados no fluxo de nutrição, tendo como proposta a manutenção do lead interessado nos produtos e serviços que você oferece como administrador de consórcios. 

 

  • Boletim de notícias

 

É muito comum encontrar boletins de notícias, ou newsletter em sites e blogs, mas principalmente quando direcionados por e-mail marketing. 

 

Assim como uma revista, a newsletter é exatamente um boletim informativo entregue em determinada periodicidade aos assinantes. 

 

Enviado apenas por e-mail, esse formato é muito usado para falar sobre um conteúdo e as notícias relevantes sobre o assunto, como é o caso dos consórcios ou a possibilidade de gerenciamento de riscos quanto à economia, que sempre despertam interesse de pessoas.

 

Esse tipo de ferramenta permite uma interessante estratégia de inbound marketing, na qual se constrói um relacionamento útil com o lead, dando a ele informações sobre parcelas, cartas de crédito, vantagens sobre financiamentos, e mantendo-o sempre no dia a dia da empresa.

 

Dessa forma, estando sempre próximo e nutrindo a necessidade do seu lead, é possível criar um relacionamento baseado em credibilidade e confiança com os usuários que fazem parte da lista de contato do seu boletim de notícias. 

 

  • E-book

 

Um dos conteúdos mais usuais oferecidos em uma landing page é o e-book, um livro em formato digital. 

 

O e-book é maior que um texto de blog, por exemplo, e fala de forma mais profunda sobre determinado assunto. 

 

Assim, um curso sobre consórcios para o setor industrial, e a possibilidade de renovação do parque fabril a partir da implementação de torres de resfriamento de água, e como melhorar a produção de uma fábrica, são assuntos interessantes e que podem atrair diversos leads. 

 

Nele, você pode apresentar os diferentes materiais empregados na construção de uma estrutura industrial, o passo a passo para a instalação, e como a participação em um consórcio pode favorecer as parcerias comerciais. 

 

Dessa forma, sutilmente o usuário será levado a considerar a participação em um consórcio, e ir além das possibilidades que a atual planta fabril pode proporcionar. 

 

Com os dados coletados pela landing page na qual o lead se inscreveu para receber o e-book, é possível alimentar a ideia de compra, nutrindo-o e direcionando-o para a decisão final.

 

  • Webinar

 

Assim como um e-book, oferecer um webinar, ou seja, um seminário na web, é uma forma de entregar conteúdo útil e bom em troca de informações desse lead. 

 

Nesse caso, trata-se de uma webconferência que pode ser um masterclass sobre administração de condomínios em São Paulo, ou no caso, como o consórcio de imóveis facilita a compra de casas e apartamentos em espaços planejados. 

 

O webinar pode ser um evento de um dia, ou um festival dedicado a este assunto. 

 

Mais do que atrair interessados, esse formato permite um primeiro contato com sua metodologia, uma versão gratuita e intensiva sobre a expertise do seu pessoal, ou administradora de consórcios. 

 

 

Dicas para colocar a landing page em prática

 

Sabendo dos diferentes tipos de conteúdo que podem ser entregues em uma landing page, é chegada a hora de aprender a construir a sua, colocando em prática as dicas de layout e escalabilidade.

 

  • Invista na sua redação

 

Sua página deve ser atraente e informativa ao mesmo tempo. 

 

Sem exageros no texto, é necessário deixar o usuário com poucas linhas falando sobre o que está sendo oferecido, mas ainda é preciso investir nessa ponta para que a proposta de valor esteja clara para os usuários e estimule o cadastramento.

 

Então, se esforce no texto, afinal, quem está acessando as landing pages precisa ser fisgado, como propõe o inbound marketing, ou marketing de atração. 

 

Para isso, é importante prestar atenção ao escrever algo simples e eficaz. 

 

Existem ferramentas que podem ser aplicadas, como textos em tópicos, citações de clientes do consórcio que falam sobre os benefícios de obter tais serviços, e construir um texto que se refira à vontade de atingir um objetivo.

 

Estas são algumas opções, mas não é preciso ficar limitado a elas. Quanto mais criativo e autêntico você for, mais fácil será conquistar a confiança do seu lead. 

 

Com uma persona bem desenvolvida, você pode adequar o tom de voz e a melhor forma de escrever para seus potenciais clientes. 

 

  • Insira um CTA criativo

 

Esta é uma técnica de inbound marketing em que um conteúdo visa aumentar a taxa de conversão a partir de um CTA.

 

Assim, é possível direcionar e chamar o usuário a realizar uma ação desejável a partir do conteúdo presente na landing page do site, conforme o objetivo da campanha. 

 

A landing page deve ter um botão em locais estratégicos sobre a página, como um elemento com formas, cores, animações e outros truques para realmente chamar a atenção.

 

Assim, consegue-se fazer com que os potenciais clientes se sintam convidados a seguir essa ordem.

 

  1. Insira declarações para aumentar credibilidade

 

Quando alguém procura um profissional como um advogado ou um médico, um dos melhores pontos para levar à decisão final são as referências sobre o seu trabalho. 

 

Ao falar sobre uma página de destino de uma administradora de consórcios, a referência da empresa e dos processos, bem como as provas sociais, também são necessários. 

 

Afinal, antes de realizar uma compra, é comum que os usuários busquem referências sobre o que está sendo oferecido antes de adquirir o serviço. 

 

Sabendo disso, insira alguns depoimentos de pessoas reais que tiveram uma experiência anterior com sua empresa, mesmo que seja por meio de conexão remota, e assim recomende seu trabalho para captar novos clientes e dar mais credibilidade aos serviços prestados.

 

Por isso é importante pedir feedback sobre o que foi desenvolvido, incentivando seus leads a recomendarem seus serviços organicamente.

 

 

Conclusão

 

Entendendo como é o funcionamento das landing pages dentro do inbound marketing, é possível aumentar a captação de leads qualificados e melhorar a gestão de relacionamento com os clientes dentro do seu site voltado para a administração de consórcios. 

 

Apesar de se apresentar de uma forma simples, a landing page pode ser uma solução rápida para uma empresa de engenharia civil ou uma administradora de consórcios.

 

O objetivo principal é focar em fazer com que mais pessoas acessem os conteúdos desenvolvidos pela sua empresa, fazendo-os compreender melhor o mundo dos consórcios,e como isso é importante para a aquisição de bens de consumo. 

 

Ou seja, é possível torná-los mais acessíveis para toda a população e, com isso, favorecer a efetivação de novos contratos de consórcio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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