Posso usar o consórcio como entrada em um financiamento de carro?

06 de maio de 2019 / blog

Posso usar o consórcio como entrada em um financiamento de carro?

No dia a dia das grandes e também pequenas cidades, ter um carro não é uma questão de luxo, mas de necessidade. Um automóvel é essencial para ir ao trabalho, para levar as crianças à escola, para a realização de passeios e viagens.

 

Atualmente quem almeja adquirir um carro pode encontrar modelos de qualidade não apenas entre os novos, mas também entre os veículos seminovos e usados. Um exemplo disso é o Sandero seminovo.

 

Mas como você vai comprar o carro ideal? Hoje em dia, quando o assunto é ter um carro na garagem é possível optar pela participação em um consórcio. Para isso, é importante estar por dentro de alguns detalhes importantes a respeito de como funciona esse tipo de investimento.

 

Em um consórcio, o interessado em adquirir um automóvel passa a integrar um grupo que contém outros compradores. Esse grupo é organizado por uma empresa responsável por administrar e orientar esse tipo de transação.

 

A alternativa mais comum para possibilitar a aquisição de um automóvel é a realização de um financiamento. Nesse caso, o financiamento é feito junto a uma instituição financeira, que pode ser um banco ou até mesmo a própria montadora.

 

 

Como é efetuado a compra por financiamento

 

O financiamento é atualmente considerado a modalidade mais utilizada entre as pessoas para a realização da compra de um carro. Inclusive, uma das vantagens é que existe a possibilidade de dar uma entrada em um financiamento utilizando um consórcio.

 

A aquisição de um veículo por financiamento implica que o comprador irá dividir a maior parte do valor do carro em parcelas. Tais parcelas serão quitadas durante os anos seguintes.

 

No entanto, na modalidade de financiamento, a entrada deve ser paga à vista. De uma forma geral, o valor mínimo para pegar a entrada é de 10% do total do automóvel. Caso o comprador considere válido, pode utilizar o consórcio como entrada.

 

Nesse caso, é utilizada a chamada Carta de Crédito do Consumidor, também conhecida como CDC. Vale salientar que esse é um dos financiamentos mais comuns realizados hoje em dia.

 

Além disso, em cada parcela é cobrada uma taxa de juros, que varia conforme os critérios da instituição financeira onde o financiamento foi realizado. Com isso, fica mais fácil para você comprar o seu Palio usado ou outro carro de igual qualidade.

 

 

Vantagens de adquirir o seu automóvel por meio da realização de um financiamento

 

Como já é sabido, são poucas as pessoas que podem comprar um carro à vista.

 

Por isso, o financiamento acaba sendo a forma mais usual de aquisição de um novo veículo. Veja a seguir algumas das suas vantagens.

 

 

Não há a necessidade de aguardar para ter o seu carro na garagem

 

Enquanto na compra feita por meio de um consórcio é necessário aguardar que você seja sorteado, diante da realização de um financiamento você tem condições de levar o seu veículo assim que tiver o dinheiro devidamente liberado.

 

Essa é uma das razões para que a procura por financiamentos seja bastante atraente para a maioria das pessoas.

 

 

As parcelas são pagas mensalmente para o banco

 

De acordo com as regras da instituição financeira que está na negociação do seu financiamento, é possível parcelar em até 72 vezes ou até mesmo mais. Sendo assim, uma alternativa bastante vantajosa.

 

 

Negociação de juros mais baixos

 

Ao apresentar uma determinada quantia para dar de entrada, por exemplo, você tem condições de reduzir o valor das parcelas ou, até mesmo, estipular um fechamento de prazo menor e que seja mais compatível com as suas condições financeiras.

 

 

As características do financiamento para a compra de um carro

 

Hoje em dia, a liberação para uma pessoa realizar um financiamento para a aquisição de um veículo depende de uma análise feita pelo banco. Nesse caso, o gerente efetua uma avaliação, verificando se o comprador está ou não negativado.

 

Com isso, é possível ter uma noção prévia se o cliente terá condições de assumir o pagamento das parcelas e qual o valor mais adequado para poder quitá-las normalmente.

 

Caso o nome do cliente esteja negativado, não é possível realizar o financiamento. Para isso, é preciso sanar todas as dívidas que você possua.

 

Porém, no caso de pensionistas do INSS, funcionários públicos e servidores públicos, é possível solicitar um financiamento, ainda que tenha o nome negativado.

 

Para a solicitação de um financiamento, de uma maneira geral é necessário apresentar alguns documentos, tais como o CPF, o RG e um comprovante de renda. Porém, alguns bancos podem eventualmente solicitar outros documentos.

 

Além disso, é importante levar em consideração que caso o comprador, por algum motivo, não tenha condições de efetuar o pagamento das parcelas do financiamento, o carro poderá ser apreendido.

 

 

Dicas para a realização de um bom financiamento

 

Apesar das vantagens que o financiamento de um veículo proporciona, é importante também dar a devida atenção para alguns detalhes que podem fazer toda a diferença para facilitar a negociação.

 

Por isso, vale a pena seguir algumas dicas, tais como:

 

 

Efetue uma boa pesquisa

 

Analise bem os veículos que são do seu interesse, levando em conta questões como manutenção, espaço interno e demais detalhes. Realizando uma boa pesquisa, você vai encontrar carros como Hb20 à venda, Fiat, Gol, e outros modelos com valores atrativos.

 

 

Planeje as suas prestações

 

Antes de fazer um financiamento é bom estar ciente da sua renda mensal para ter uma noção exata do quanto poderá ser gasto, evitando assim transtornos até mesmo para as contas do seu dia a dia.

 

Portanto, uma boa dica é não comprometer mais de 30% do que você ganha na hora de efetuar o pagamento do seu automóvel. É importante lembrar que, além das prestações, você irá gastar com combustível, seguro, peças e outros gastos.

 

 

Um bom valor de entrada

 

Quando a questão é o financiamento de um carro, um bom pagamento na entrada pode ser um ótimo começo.

 

Quanto maior for a entrada, a tendência é que as parcelas sejam menores, trazendo assim condições mais favoráveis para a negociação de descontos mais acessíveis.

 

 

Conclusão

 

Não é impossível ter o carro dos seus sonhos. Hoje em dia, diante das opções de financiamento e consórcios, um automóvel na garagem pode ser realidade para muitas pessoas.

 

Por isso, não se esqueça de mostrar esse texto para algum amigo seu que ainda não sabe se vale a pena investir na compra de um carro e não sabia que era possível usar o consórcio como entrada em um financiamento.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade