Saiba 8 Vantagens do Consórcio

23 de maio de 2022 / blog

Saiba 8 Vantagens do Consórcio

A cada ano que passa, os brasileiros estão mais a par das vantagens do consorcio. Afinal, essa é uma forma de investir em bens de forma parcelada e, ao contrário dos empréstimos, você não compra o bem assim que o contrata.

 

Através do consórcio, o cliente se junta a um grupo de outros consorciados que aplicam um valor mensalmente, sem ocorrência de juros. Esse valor compartilhado é usado para financiar produtos selecionados. 

 

A empresa do consórcio é responsável por criar, administrar e entregar cartas de crédito correspondentes ao valor total dos ativos selecionados.


Os tópicos abaixo vão explicar o que é um consórcio na prática, as vantagens de participar de um e os tipos de consórcios existentes.

 

 

O que é um consórcio?

 

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o consórcio é uma modalidade de compra baseada na associação de pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo de juntar recursos para comprar móveis, imóveis ou serviços. 

 

A formação desses grupos é realizada por uma administradora de consórcio, que deve ser aprovada e supervisionada pelo Banco Central do Brasil.

 

Pessoas com as mesmas aspirações que você, com a ajuda de uma empresa de confiança, trabalharão juntas para arrecadar dinheiro suficiente para o valor das mercadorias com pagamentos mensais. 

 

É uma espécie de poupança coletiva com os depósitos garantidos e, no final, você tem a garantia de comprar o elevador residencial dos sonhos.

 

Os integrantes do grupo, chamados de consorciados, estabelecem formalmente a obrigação de pagar uma mensalidade ao assinar um contrato com um gestor.

 

Ao reunir um grande número de pessoas interessadas em um objetivo comum, você pode criar condições favoráveis ​​para atingir o objetivo.

 

Assim, todos os membros fazem uma contribuição financeira mensal para o fundo com a finalidade de adquirir os bens ou serviços que o grupo deseja.

 

O pagamento financiará a entrega do item aos participantes até que tudo esteja coberto.

 

Para isso, é fundamental que exista uma empresa especializada em consórcios para organizar todo o negócio e administrar as finanças e suprimentos.

 

Essas empresas cobram taxas de administração do grupo e garantem que todos os membros paguem as parcelas e recebam os fundos em dia.

 

Assim, todos ganham. O consorciado recebe uma taxa de administração, e cada um pode obter com segurança o bem desejado sem pagar os altos juros e taxas típicas de outras modalidades.

 

 

8 vantagens de entrar em um consórcio

 

Entrar em um consórcio é extremamente prático para comprar bens de alto valor, como aluguel de empilhadeira

 

Além disso, eles têm várias vantagens para os consumidores, como:.

 

  • Menos burocracia

 

Com o parcelamento tradicional, há várias etapas antes do início do contrato. 

 

Primeiramente, alguns documentos são apresentados e analisados ​​antes da análise de crédito. Só então o financiamento será aprovado e os ativos liberados.

 

Você também precisa atender a alguns requisitos básicos para entrar em um consórcio, contudo, os processos são menos dificultosos.

 

É necessário comprovar renda e apresentar alguns documentos, mas observe que a burocracia é bem menor.

 

O tempo do consorciado no grupo do consórcio até receber a carta e o valor da depreciação servem como uma verificação de crédito.

 

  • Plano de compras

 

Consórcios são normalmente usados ​​para adquirir bens como carros, imóveis e elevadores de cargas

 

Se você comprar esses produtos com financiamento tradicional, corre o risco de impactar seriamente sua renda e se tornar inadimplente.

 

Um dos benefícios do consórcio é que o consumidor pode se programar para quitar as compras em pequenas parcelas sem juros.

 

Assim, é possível ter uma ideia melhor de quando o produto vai estar em mãos e dar suporte a planos de médio a longo prazo.

 

  • Impostos reduzidos

 

A única taxa paga é para a manutenção do consórcio e é bem inferior aos juros normalmente cobrados pelo IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e pelos bancos. 

 

Com isso, o valor a ser pago não deve ir muito além do que está formalizado no contrato do consorciado.

 

Ao financiar imóveis, os bancos cobram uma taxa de juros anual de 9,5 a 10,2%, dependendo da instituição financeira. Para carros, essas taxas chegam a cerca de 27% ao ano.

 

  • Mensalidade com base no seu orçamento

 

O primeiro passo para contratar um consórcio é fazer uma simulação. Nele, insira o valor total dos bens (carta de crédito) e o valor das parcelas que deseja pagar. 

 

O simulador oferece uma oportunidade completa de ajustar o valor de acordo com a sua renda mensal.

 

O ideal é que essa faixa não ultrapasse 30% da renda mensal para evitar contratempos ao funcionário do escritório contábil.

 

  • Não perde poder de compra

 

O gestor do consórcio faz alguns ajustes nas parcelas mensais para garantir que a carta de crédito conserve o poder de compra atual. 

 

Observe que essas mudanças são totalmente contratadas e variam de administrador para administrador.

 

Isso se deve a constantes flutuações econômicas, como a inflação. Em outras palavras, é essencial ajustar o valor geral para ser o mesmo valor real de quando o grupo começou.

 

As poupanças bancárias, em geral, não acompanham as variações inflacionárias. Dessa forma, o valor acumulado não representa fielmente o poder de compra. 

 

Por isso, pode ser interessante também adotar o modelo, ou outros investimentos, para manter o poder de compra e os pagamentos do consórcio.

 

  • Crédito versátil

 

O consórcio tem muita flexibilidade no uso de cartas de crédito. Assim, você pode comprar qualquer item que se enquadre na categoria de um consórcio, conforme especificado em contrato e o grupo ao qual faz parte.

 

Assim, o cliente pode escolher brindes personalizados de acordo com o gosto dele. Além disso, o consórcio imobiliário - um dos mais comuns - permite comprar, reformar ou construir:

 

  • Casas;

  • Apartamentos;

  • Lotes de terrenos;

  • Casa na praia.

 

Alguns empreendedores entram neste negócio para investir em seu próprio negócio. 

 

Isso abre muitas possibilidades, como aquisições de negócios, frotas de veículos e/ou parques de máquinas para acelerar a produção.

 

  • Baixo custo

 

Essa é uma das grandes vantagens do consórcio, pois não há juros.

 

Os pagamentos parcelados são aplicáveis ​​a fundos comuns (destinado às contemplações) e reservas (valor para manter reservas dentro do grupo em caso de circunstâncias contratuais).

 

Também há custos administrativos (treinamento, organização e gestão do grupo), seguro de vida e outros custos especificados no contrato, tudo previamente estabelecido.

 

  • Oportunidade de antecipar a contemplação

 

A contemplação em um consórcio pode ocorrer por sorteio ou por lances. No sorteio, todos concorrem da mesma forma. Já os lances servem para quem deseja antecipar a contemplação, ocorrendo um processo semelhante ao de leilão.

 

O lance é dado com base na porcentagem de cada cota. Isso será levado em consideração se você for o proprietário do lance vencedor.

 

As contemplações dependem da situação financeira do grupo.

 

 

Quais são os tipos de consórcios?

 

Agora você vai entender melhor a versatilidade dos grupos de consórcios. Vamos explicar os tipos existentes.

 

 

Consórcio de veículos

 

Você pode comprar carros e motos, mas também pode comprar caminhões, tratores e até aviões. Estes podem ser novos ou usados. 

 

O consórcio também permite que você escolha marcas, cores e muito mais. 

 

Uma das vantagens do consórcio automotivo é que ele não cobra juros. Isso torna as parcelas muito mais baratas. 

 

Para quem quiser vender um carro usado como parte do pagamento, também é possível oferecê-lo como lance na assembleia. 

 

Nesse caso, é aconselhável verificar se o gestor tem essa opção antes de assinar o contrato, além de deixar os laudos técnicos do veículo em dia.

 

 

Consórcio imobiliário

 

O consórcio imobiliário permite que muitos brasileiros sonhem em comprar a casa própria. 

 

No entanto, também é indicado para quem deseja investir em imóveis e ter uma fonte de renda adicional.

 

Esta categoria inclui compras em lojas, armazenagem comercial ou industrial, terrenos e até reformas de imóveis.

 

É possível usar o FGTS para cobrir as parcelas ou fazer lances. Nesse caso, você deve seguir as regras estabelecidas pela Caixa Econômica Federal, que é responsável por manter as regras associadas ao Fundo de Garantia.

 

 

Consórcio para serviços

 

Talvez a modalidade menos conhecida, mas igualmente vantajosa. Neste caso, cursos de pós-graduação, cirurgia de catarata preço, viagens nacionais e internacionais estão entre os serviços que podem ser adquiridos via consórcio.

 

Para conseguir essa modalidade de consórcio, é preciso considerar quanto você vai gastar no serviço antes de assinar o contrato. Em seguida, aguarde a carta com o preço acordado.

 

Outra grande vantagem desse consórcio e de outros modelos é o recebimento do valor integral na contemplação.

 

Isso permite que você negocie um desconto conveniente na hora do pagamento, melhorando ainda mais o seu poder de compra.

 

 

Conclusão

 

Um consórcio não é apenas um bom investimento, mas também garante uma boa economia. Porque os juros de um financiamento são muito maiores do que o custo de administração.

 

Portanto, se você deseja comprar um item de maior valor, considere esta opção, pois pode aliviar seu orçamento.

 

Procure por empresas especializadas e com boa reputação para ter certeza de que vai investir em um bom negócio, sem comprometer os recursos para a gestão condominial.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade