Vale a Pena Investir em Consórcio em 2022?

23 de maio de 2022 / blog

Vale a Pena Investir em Consórcio em 2022?

A maioria das pessoas sonha em ter a casa própria, mas não são todos que tem condições de economizar uma certa quantia de dinheiro todo mês e realizar esse sonho. Para isso, investir em consórcio pode ser a solução perfeita.

 

Poucas pessoas sabem que um consórcio pode ser um investimento e é uma das formas mais eficazes de ajudar na compra de imóveis.

 

O consórcio garante um investimento seguro e é uma das melhores opções disponíveis no mercado por não apresentar juros nas parcelas. Assim, é também um dos mais procurados para esta e outras finalidades.

 

Levando isso em conta, preparamos este material para apontar as vantagens de entrar em um consórcio.

 

Também responderemos às dúvidas mais recorrentes sobre o assunto. Comece a leitura já!

 

 

Por que investir em um consórcio?

 

Entrar em um consórcio é mais do que apenas uma oportunidade de comprar casas, carros, caminhões, climatizadores evaporativos, serviços e muito mais.

 

Esse tipo de investimento permite que o indivíduo economize dinheiro e planeje melhor o futuro. Conheça melhor os benefícios e especificidades da modalidade de compra, bem como fatores envolvidos nesse processo abaixo!

 

 

Baixo risco

 

Comparado a outras oportunidades de investimento, como títulos públicos e mercado de ações, o valor do consórcio é dedicado apenas ao saldo de caixa do grupo – portanto, o risco é muito baixo. 

 

Além disso, ao não descuidar dos pagamentos, os participantes se comprometem a efetuar pagamentos mensais pré-acordados e podem ser sorteados para a obtenção da carta de crédito - que será usada para a obtenção de bens dentro da categoria do consórcio.

 

 

Baixo custo

 

O consórcio não cobra taxa de inscrição. Na verdade, muitos nem mesmo consideram economizar ou investir porque acreditam que precisam de um orçamento inicial muito grande.

 

No entanto, para os consórcios, a primeira parcela é reservada diretamente para a compra do mini robô desejado, ou qualquer que seja o bem escolhido.

 

Além disso, não há juros, apenas custos administrativos e as taxas mensais pré-definidas.

 

Ainda assim, o resultado final é que o custo efetivo de comprar um ativo de um consórcio é muito menor do que com outras formas de crédito.

 

 

Parcela integral

 

Caso opte por um consórcio, lembre-se de que o valor do bem será integralmente parcelado em valores mensais e que você concorda (e consegue) pagar.

 

Em outras palavras, você não precisa perder capital em contribuições indesejadas para estabelecer um consórcio. Inclusive, isso é vantajoso porque há previsibilidade no orçamento, e o poder de compra não é perdido.

 

 

Educação financeira  

 

A educação financeira é considerada um dos pilares mais importantes para a concretização de sonhos, tanto familiares como pessoais.

 

Diante desse cenário, a adesão ao consórcio continua crescendo, e isso não é uma coincidência.

 

O consórcio permite que você faça depósitos com o valor destinado para parcelas mensais.

 

Em outras palavras, os investidores podem planejar a compra de produtos mais seguros e garantidos, além de poder realizar sonhos e expandir os negócios de manutenção de elevadores, bem como a riqueza pessoal.

 

Então, não há nada melhor do que investir seu dinheiro todo mês para incutir disciplina financeira.

 

 

Trocar o bem

 

Aqueles que não foram sorteados e desejam trocar o bem básico podem fazer isso.

 

Os itens a serem trocados devem ser de cotas não contempladas e pertencerem à mesma categoria, sujeito a limites de recursos do grupo.

 

Se o valor for alto ou baixo, a diferença não deve ultrapassar 30%. Isso pode incluir a troca por um produto com o maior valor de crédito do grupo.

 

No entanto, cabe ressaltar que a troca não é possível após a contemplação e só pode ser feita após o pagamento da terceira parcela pelo consórcio ou empresa.

 

No caso de contemplação, 10% fica com o consorciado para ele ter acesso a documentos como registros de cartório, impostos e derivados.

 

 

Você pode dar lances 

 

É possível usar um dinheiro reserva para dar lances extras, de modo a obter o bem/carta de crédito antes da conclusão do consórcio ou até chegar a sua vez de ser contemplado.

 

Assim, se o lance for vencedor, a placa de ACM preço será adquirida antes do prazo. No entanto, todas as parcelas devem estar em dia para isso.

 

Tenha em mente que os lances podem variar de acordo com as regras do contrato e, claro, das ofertas de outros membros do consórcio. 

 

Portanto, sempre consulte as estatísticas de lances para analisar as probabilidades. Nesse caso, o processo atua em um modelo de leilão.

 

 

As principais dúvidas relacionadas a consórcio

 

O consórcio é um investimento lucrativo e o processo é muito simples. Apesar disso, a maioria das pessoas não conhece os detalhes dessa modalidade e tem dúvidas sobre o processo e sua segurança.

 

Por isso, preparamos tópicos para responder às perguntas mais recorrentes. 

 

 

Quais são os cuidados necessários antes de comprar cotas?

 

Antes de entrar em um consórcio é preciso avaliar os planos e condições oferecidas pelas operadoras escolhidas para ver o que se encaixa melhor no seu perfil e necessidade.

 

Além disso, é fundamental que a instituição escolhida seja devidamente credenciada pelo Banco Central do Brasil, garantindo mais segurança durante os processos. Isso porque essa instituição é a que regulamenta o mercado de consórcios. 

 

Feitas essas primeiras avaliações, é necessário examinar também, cuidadosamente, os termos e condições propostos pelo administrador.

 

Isso permite determinar e conhecer melhor as obrigações e direitos como consorciado, incluindo aspectos como:

 

  • Duração;

  • Número de membros;

  • Regras para lances e sorteios;

  • Permissão para transferência de cota.

 

É importante se inteirar sobre esses aspectos para não fazer um negócio frustrante.

 

 

Quantos tipos de lances existem?

 

Conforme mencionado anteriormente, além das cotas mensais, outra forma de contemplação é por meio de lances em assembleias, e existem diferentes modelos de lance que podem ser realizados.

 

  • Lance fixo

 

Para as ofertas fixas, os membros do consórcio determinam previamente o percentual necessário para participar da modalidade. 

 

Os percentuais praticados pelos grupos variam muito, podendo ir de 20% a mais de 50%. Quanto mais amplo o plano, maior o percentual de cartas de crédito.

 

Isso significa que todos os participantes darão lances com a mesma taxa mínima. Havendo empate entre os lances, o sorteio será repetido.

 

  • Lance livre

 

No caso de lances livres, os membros do consórcio podem apresentar ofertas com cartas de crédito em diferentes valores e com taxas a partir de 1%.

 

O lance mais alto vence. Contudo, nesse caso, o lance mais alto é o percentual de crédito, não o lance total.

 

Além disso, se mais de um lance ganhador tiver o mesmo valor, ou seja, se dois ou mais membros do consórcio oferecerem o mesmo percentual de crédito, há empate entre eles.

 

Este é um padrão justo para a seleção de beneficiários para evitar interferência externa.

 

  • Lance embutido

 

Os lances embutidos são lances sem dinheiro. A porcentagem de cartas de crédito do membro do consórcio exibida como lance é usada como contrapartida.

 

Em todos os casos, se não houver contemplação, o percentual não será deduzido do crédito. Já se o lance for contemplado, o valor apresentado é deduzido do valor da carta de crédito.

 

 

Há análise de crédito em consórcios?

 

A análise de crédito é uma prática muito comum no mercado e tem como objetivo verificar se uma pessoa tem condições de assumir um compromisso financeiro com a marca de filtros a vácuo ou com uma imobiliária, conforme o tipo de consórcio contratado.

 

Ela também existe para consorciados, mas é feita de forma diferente. 

 

Na verdade, a análise de crédito só é realizada quando alguém é contemplado, seja por sorteio ou por lances.

 

Por isso, ao emitir uma carta de crédito, o administrador analisa os documentos apresentados para verificar se há pendências no nome do participante.

 

Sendo assim, é mais prudente resolver qualquer pendência antes de se comprometer com um consórcio para varicocele tratamento, por exemplo.

 

 

O que ocorre em caso de inadimplência?

 

Desde a sua criação, o consórcio perseguiu a ideia de facilitar a vida dos clientes e ajudá-los a economizar dinheiro para atingir seus objetivos de forma planejada, justa e econômica. 

 

Como estamos lidando com um grupo de pessoas, atrasar o pagamento de parcelas é prejudicial para as outras.

 

Portanto, é ideal evitar a inadimplência antes ou depois de ser contemplado. Além disso, as parcelas em atraso podem comprometer a liberação da carta de crédito, caso seja sorteado.

 

Assim, se a situação financeira complicar, entre em contato com o administrador o mais rápido possível para negociar. Ele vai te ajudar a encontrar o melhor caminho.

 

Em alguns casos, você pode reduzir o valor da carta de crédito e diminuir as parcelas para não sobrecarregar seu orçamento de vendedor de garrafa personalizada com nome.

 

Mas e se alguém não pagar as parcelas? Nesse caso, serão tomadas medidas para garantir a segurança e os direitos dos demais consorciados.

 

O inadimplente será multado, não pode dar lances e pode até perder o bem, se já tiver usado o crédito.

 

 

Ter nome sujo impede de fazer parte de um consórcio?

 

Restrições cadastrais como a do Serasa não impedem que ninguém participe de um grupo de consórcio. Isso porque não é necessário registro ou comprovação de renda mínima.

 

Como já mencionado, você só precisa se preocupar em organizar seus documentos e manter seu nome limpo no momento da contemplação, ou seja, quando você recebe sua carta de crédito. 

 

Assim, você tem tempo suficiente entre as parcelas para negociar sua dívida com livros infantil cristão e preparar sua vida financeira para obter o bem no caso de ser sorteado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade