Como funciona o consórcio para comprar terrenos?

05 de maio de 2020 / blog

Como funciona o consórcio para comprar terrenos?

Consórcios x terrenos x loteamentos

 

Consórcios de veículos ou imóvel é bem comum no mercado e ouvimos bastante as pessoas falarem a respeito deles, pois a maioria das pessoas já tem conhecimento dessas possibilidades. Porém para compra de terrenos quase não ouvimos falar, mas não só é possível como já está ser tornando bastante popular no mercado.

 

Algo que já podemos afirmar é que os consórcios para terrenos fazem parte da mesma categoria dos consórcios imobiliários. Assim já fica mais por dentro dessa informação.

 

 

Como Funciona o Consórcio para Comprar Terrenos?

 

Na pratica o consórcio de terreno segue as mesmas regras dos demais consórcios imobiliários. É necessário ingressar em um grupo de participantes, pagar as mensalidades durante o período que ficou estabelecido na contratação e retirar a sua carta de credito quando for contemplado por sorteio ou lance.

 

Não existe nenhum segredo nesse processo. Quando contrata o seu consorcio, começa a pagar as parcelas. Se no caso tiver um dinheiro extra, poderá usar como lance para tentar antecipar a contemplação. Com a carta de credito em mãos, escolhe o terreno no loteamento que desejar, negocia com o dono ou construtora, e a administradora do consorcio intermediará a compra.

 

Enquanto ainda estiver pagando o terreno ficará alienado junto a administradora, até que o consórcio seja completamente quitado. Porém com a vantagem de já poder utilizar esse terreno dentro de seus planos de construção.

 

 

Como Escolher um Bom Consórcio?

 

Primeiramente avalie as suas necessidades e objetivos. Antes de ingressar em um consórcio, pense se realmente em a necessidade desse bem, ou se ele é a sua prioridade.

 

Por falar em prioridades pode se avaliar se precisa mais de um carro no momento para as necessidades da família que de um terreno, por exemplo. Se sua família precisa de um novo lar, mas não vai ter dinheiro para a construção de imediato. Se o terreno é muito pequeno ou grande demais para os seus projetos. E, por fim se tem urgência na aquisição e se pode esperar muito pela contemplação.

 

Esses são pontos importantíssimos de serem analisados. Pelo motivo de que não poderá adquirir um consórcio de uma categoria e comprar um bem de outra. Por isso a analise é de extrema relevância. Se a ideia é construir, talvez valha a pena se organizar melhor.

 

Poderá adquirir um consórcio para comprar terreno e um outro para  a construção. Mas é importante analisar se seu orçamento familiar comporta as parcelas para não correr o risco de ficar inadimplente e perder o que conquistou.

 

 

Escolha uma Administradora Segura

 

Antes de qualquer coisa é bom conferir sobre a administradora escolhida para obter o consórcio:

 

  • Se a administradora do consórcio é bem recomendada pelos atuais consorciados;
  • Se a administradora do consórcio é autorizada a funcionar pelo Banco Central;
  • Como a administradora do consórcio está posicionada no ranking de reclamações no BC.;
  • Qual a sua avaliação em sites de reclamações e redes sociais;

 

 

Leve em conta ainda valores de taxas administrativas cobradas, veja:

 

  • A taxa de administração: é aquela cobrada pela administradora do consórcio para mantê-lo funcionando, realizar as assembleias e pagas seus custos;
  • O seguro prestamista: é feito pela administradora de consórcio para evitar que a ausência de um consorciado prejudique o andamento do grupo de participantes do consórcio.

 

Em algumas administradoras há a cobrança de mais taxas, porém desnecessárias, por isso é bom ficarem atentos a isso também na hora de escolher a administradora do consórcio.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp