Como participar de um consórcio de veículos?

18 de fevereiro de 2019 / blog

Como participar de um consórcio de veículos?

Consórcios de veículos são uma ótima forma de adquirir o veículo dos sonhos. Podem ser utilizados para diferentes tipos de bens móveis como carros, motos, barcos, caminhões e equipamentos agrícolas, entre outros.

 

Por esse motivo, adquirir um consórcio de veículo que atenda às suas necessidades específicas depende de entender como funcionam. Conheça alguns elementos essenciais para poder participar de um consórcio de veículos.

 

Informações principais sobre consórcios de bens móveis

 

Participar de um consórcio de carros o processo é o mesmo de qualquer outro consórcio. É necessário procurar por uma administradora confiável, o que pode ser conferido na lista de administradoras autorizadas no site do Banco Central.

 

Uma boa administradora é essencial, já que é ela quem cuidara da coleta do dinheiro para o fundo comum e de garantir que todos os consorciados possam ser contemplados ao longo do consórcio.

 

Existem duas possibilidades, entrar em um consórcio que ainda não começou ou participar de um consórcio já em andamento. É possível adquirir uma cota direto com a administradora ou comprar de um consorciado que esteja vendendo seu consórcio. Assim, é possível comprar um consorcio comum ou uma cota já contemplada.

 

Outro ponto importante é escolher uma cota que tenha valor de crédito e categoria de veículo que você deseja adquirir após a contemplação. É possível comprar, entre outros veículos:

 

  • carro zero ou seminovo;
  • moto;
  • máquinas agrícolas;
  • aviões e jatos;
  • barcos.

 

Contemplação do consórcio de veículos

 

Como todo consórcio, em toda assembleia geral ordinária acontecem contemplações, podendo ser apenas uma ou mais de uma, dependendo do estipulado em contrato. Essas contemplações podem acontecer por sorteio ou lance.

 

Uma vez sorteado ou tendo apresentado o lance vencedor, o consorciado recebe a liberação da carta de crédito, podendo, assim, adquirir o bem imóvel que deseja.

 

Como participar de um consórcio de veículos?

 

No caso dos lances, é possível realizar um lance embutido, onde o valor oferecido é o valor que o consorciado se compromete em abrir mão no momento da contemplação. Assim, ele terá em mãos uma carta de crédito com valor menor para a aquisição do bem.

 

Uma vez liberada a carta de crédito, o consorciado não recebe o dinheiro para a compra do veículo. O consorciado vai até a concessionária ou vendedor, negocia o veículo desejado e repassa as informações para a administradora, que cuidará do pagamento.

 

Consórcio na compra de veículos seminovos ou usados

 

Não existem restrições no momento da aquisição do consórcio que obrigue o consorciado a comprar um carro novo, usado ou seminovo. A única determinação está relacionada ao valor disponível. Assim, qualquer consórcio de veículo pode ser usado para compra de novo, usado ou seminovo, desde que o valor da carta de crédito seja suficiente.

 

Caso o valor disponível na carta de crédito seja maior que o do veículo desejado, o saldo restante pode ser utilizado para quitar parcelas ou pagar por serviços relacionados à compra do automóvel. Assim, o saldo a mais pode ser usado para pagar seguros automotivos e IPVA, por exemplo.

 

O oposto pode ser aplicado também. Se o veículo desejado tiver valor maior que o disponível na carta de crédito, você pode complementar com sua renda pessoal. A única exigência aqui é que o modelo e ano do veículo estejam no portfólio da administradora de consórcio.

 

Liberação da carta de crédito após a contemplação

 

A carta de crédito, documento essencial para realizar a compra, deve ser liberada entre 48 e 72 horas após a contemplação. A carta de crédito tem validade de 6 meses após a data da contemplação, podendo se estender até o fim do consórcio de acordo com o negociado em contrato com a administradora.

 

Ainda que exista um prazo para a liberação da carta de crédito, ele só começa a contar após a avaliação do cadastro do consorciado. Caso haja atraso no pagamento de parcelas ou falte entregar algum dos documentos exigidos, a carta de crédito não poderá ser liberada.

 

O que considerar no momento de escolher o carro?

 

Comprar um carro exige pesquisa. Mais do que escolher a faixa de preço, ano e modelo do carro, é essencial considerar alguns outros elementos. São detalhes que determinam o custo benefício da compra de um veículo específico, ajudando você a tomar uma decisão melhor, como:

 

  • Valor do seguro;
  • Rendimento do combustível;
  • Custos de manutenção;
  • Valor de revenda;
  • Custo do IPVA.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp