Como utilizar o FGTS no consórcio?

07 de dezembro de 2018 / blog

Como utilizar o FGTS no consórcio?

Estamos sempre em busca de formas de facilitar o pagamento de coisas que desejamos comprar. Quando o bem em questão tem altos custos, como acontece com a casa própria, a necessidade de facilidade de pagamento é ainda maior. Na busca por sair do aluguel, a maioria das famílias têm buscado as facilidades da contratação de consórcios imobiliários. Mas você sabia que o pagamento pode ser ainda mais facilitado?

 

Usar o saldo do seu Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, o conhecido FGTS, tem sido uma grande vantagem para famílias com menor renda. Descubra como usar o FGTS para agilizar a aquisição de seu imóvel em um consórcio.

 

Usando o FGTS no consórcio

 

Existem quatro formas principais por meio das quais é possível utilizar o FGTS em parceria com consórcios imobiliários. São elas:

 

1 – Oferta de lance para contemplação

 

Ter seu consórcio contemplado antes do prazo final é possível tanto por meio de sorteios quanto por lances. Nos lances é possível utilizar o Fundo de Garantia como valor para conquistar a contemplação.

 

O FGTS pode ser utilizado integralmente no lance do consórcio. Na prática, seria como adiantar algumas parcelas e, ao mesmo tempo, ser contemplado. A oferta de lance é feita apresentando um extrato do seu FGTS à administradora. Se o valor disponível for maior do que os outros lances dados no grupo naquele mês, sua carta de crédito será contemplada.

 

2 - Pagamento de prestações

 

O FGTS é aceito para a quitação de parcelas que estejam atrasadas, com a condição de que não existam mais de 3 prestações em atraso. Ele também pode ser utilizado para abater até 80% do valor total da parcela, desde que a cota de consórcio em questão já tenha sido contemplada.

 

Como utilizar o FGTS no consórcio Contemplado SP

 

3 – Complementar a carta de crédito

 

Caso a carta de crédito imobiliário tenha um valor inferior ao do imóvel que você deseja adquirir é possível sacar o FGTS para completar o valor do crédito. Esse processo só é possível após a contemplação, no momento de efetuar a aquisição.

 

4 – Amortização ou liquidação de saldo devedor

 

FGTS pode ser utilizado para liquidar toda a dívida do consórcio ou realizar a amortização extraordinária, isso é, pagar parte do saldo devedor. Essas possibilidades estão subordinadas ao valor disponível do FGTS. Outro detalhe importante é que essas opções só podem ser colocadas em prática se o consorciado já tiver sido contemplado e o imóvel já tiver sido adquirido.

 

Requisitos para utilizar o FGTS

 

Ainda que pareça muito simples, existem restrições para que o FGTS possa ser usado em um consórcio de imóveis:

 

  • Mínimo de 3 anos trabalhando sob o regime do FGTS;
  • Não possuir imóveis residenciais financiados pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação);
  • Não possuir  imóvel residencial concluído ou em construção no atual município de residência, no município onde exerça sua ocupação principal ou nos municípios vizinhos;
  • O valor máximo de avaliação do imóvel, da data da aquisição, não pode exceder o limite
  • estabelecido para as operações do SFH, que é de R$ 1, 5 milhão para todo o país.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade