Comprar imóvel por meio de consórcio contemplado?

11 de dezembro de 2018 / blog

Comprar imóvel por meio de consórcio contemplado?

A melhor forma de comprar um imóvel é adquirindo uma carta de crédito contemplada de imóvel. Sua casa própria, a sede da empresa, uma casa na praia ou um terreno para diferentes construções podem ser um sonho realizado com os consórcios.

 

Uma vez comprado o consórcio contemplado, no entanto, é necessário começar a tomar decisões difíceis. Escolher qual imóvel comprar com o crédito disponível, como será feito o pagamento e diversos outros elementos se torna um desafio. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a tomar as decisões na hora de adquirir seu imóvel com uma carta de crédito contemplada.

 

Vantagens de comprar imóvel com carta de crédito contemplada

 

A compra de uma cota de consórcio contemplado oferece como principal vantagem a possibilidade de escapar de taxas de juros que os financiamentos exigem. Também agilizam o processo de aquisição, eliminando o longo prazo de espera que o sistema bancário impõe.

 

Dessa maneira, você pode ter mais calma e liberdade na busca pelo imóvel que atenda suas necessidades. Além disso, por ser um processo de liberação do valor total do crédito, você pode realizar a compra a vista ou oferecer uma entrada mais alta. Isso faz com que sua capacidade de negociação seja maior e que, mesmo no caso de parcelamento, o valor para aquisição seja mais baixo.

 

Como comprar uma carta de crédito contemplada de imóvel?

 

O primeiro passo é buscar uma administradora registrada pelo Banco Central e ver os consórcios contemplados para imóveis disponíveis para venda. É possível, também, encontrar o contato direto dos vendedores. No entanto, no segundo caso, ainda é necessário entrar em contato com a administradora para verificar a validade da cota e não cair no golpe do consórcio.

 

Uma vez escolhida a cota, o contrato do consórcio é transferido para seu nome, o que te dá o direito de uso da carta de crédito. Então, basta entrar em contato com a administradora para a liberação e com os documentos e informações do imóvel a ser adquirido para realizar a compra.

 

Valor do imóvel é maior ou menor do que o da carta de crédito

 

Em alguns casos o imóvel desejado pode ter um valor menor do que o disponibilizado pela carta de crédito contemplada que foi adquirida. No entanto, o imóvel nunca custa apenas seu preço. Existem diversas despesas associadas à compra, como o registro do imóvel, a escritura pública e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O valor que sobraria da carta de crédito pode ser utilizado para o pagamento desses valores. Caso, mesmo assim, ainda sobre alguma quantia, é possível realizar o saque em dinheiro.

 

Comprar imóvel por meio de consórcio contemplado

Os casos em que o imóvel tem valor maior que o disponibilizado pela carta de crédito, você não é impedido de adquiri-lo, mas terá que completar o valor por conta própria. É possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) nesses casos.

 

Como escolher o imóvel para comprar?

 

O primeiro passo para escolher seu imóvel é realizar pesquisas em imobiliárias, na internet ou diretamente com vendedores. Considere o tipo de imóvel e as características que você deseja que ele tenha, tendo como base, sempre, o valor da carta de crédito que você adquiriu.

 

Após escolher os imóveis que deseja na pesquisa, faça uma visita. Não confie apenas em fotos e vídeos, é essencial verificar pessoalmente. Cheque a estrutura, acabamentos e a necessidade de reformas. Muitas vezes, os vendedores não mostram esse tipo de problema. Após verificar a qualidade do imóvel, compare os preços e escolha o que apresenta o melhor custo benefício para suas necessidades

 

Sempre que possível, contrate um profissional especializado para a realização de laudos de avaliação, garantindo segurança total na sua aquisição.

 

Negocie as condições de pagamento para a compra do imóvel

 

Cartas de crédito contempladas são uma forma de pagar pelo imóvel a vista. Por isso, não deixe de negociar valores e pedir descontos. A capacidade de barganhar que a carta de crédito garante é uma de suas maiores vantagens, tire proveito.

 

Após finalizadas as negociações, informe a administradora do consórcio qual o imóvel escolhido. Lembre-se que não é você quem vai pagar o vendedor, mas sim a administradora, que é a responsável por gerenciar a transação e finalizar o negócio com total segurança.

 

Quanto tempo tenho para utilizar a carta de crédito contemplada?

 

O prazo final para o uso da carta de crédito contemplada é o mesmo da duração do consórcio. Assim, o tempo é variado, podendo ser muito longo. Esse prazo dá a segurança de poder pesquisar os imóveis e aguardar pelas melhores condições com calma.

 

O que acaba sendo o fator de decisão de quando comprar o imóvel, então, é a urgência que você possui e a forma como se planejou para adquiri-lo. Esperar para realizar a compra pode ser muito vantajoso, uma vez que o dinheiro continua aplicado em renda fixa mesmo após a contemplação, o que significa que ele tem um rendimento mensal.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp