Consórcio imobiliário: quitando o financiamento de imóvel

12 de abril de 2019 / blog

Consórcio imobiliário: quitando o financiamento de imóvel

O financiamento imobiliário é uma prática muito usada no Brasil para quem deseja comprar a casa própria. No entanto, é o modelo financeiro que mais causa endividamento. Por terem altas parcelas, taxas e juros, acabam por aumentar muito o valor pago pelo imóvel.

 

Quitar um financiamento antes do prazo final é muito difícil para pessoas com baixo e médio poder aquisitivo. Exige um planejamento financeiro muito grande, tornando a aquisição de uma casa, apartamento ou outro imóvel ainda mais difícil.

 

Uma forma de fugir dos preços e taxas abusivos do mercado no momento de se adquirir um imóvel é buscar por consórcios. No entanto, o que fazer quando o financiamento já tiver sido iniciado?

 

Descubra como é possível quitar seu financiamento imobiliário com um consórcio contemplado.

 

Consórcio imobiliário: quais as vantagens?

 

Consórcios imobiliários oferecem diversas vantagens e facilidades para a aquisição de imóvel. O ponto mais conhecido dos consórcios é o fato de terem planos que cabem no bolso dos consorciados, com parcelas mais baixas, pouquíssimas taxas e sem juros.

 

Além disso, o consórcio imobiliário oferece facilidades como o uso do FGTS e a possibilidade de ter acesso ao valor antes do fim do consórcio. Com a contemplação antecipada, por meio de lances e sorteios, você tem o dinheiro para pagamento a vista e maior poder de negociação na compra.

 

A carta de crédito contemplada do consórcio imobiliário pode ser usada para diferentes fins: compra de casa, apartamento, terreno, imóvel comercial e reforma, entre outros e dependendo do plano adquirido.

 

Quitando o financiamento imobiliário com consórcio

 

Uma das vantagens do consórcio imobiliário que poucos conhecem é a possibilidade de utilizar a cota contemplada para quitar financiamentos imobiliários. Essa possibilidade foi registrada por meio da Lei dos Consórcios (Lei 11.795/2008).

 

Quando a lei entra em vigor em 2009, passa a ser possível utilizar o valor da carta de crédito para quitar parcelas pendente de um financiamento imobiliário. Entenda, passo a passo, como esse processo acontece:

 

1. As regras

 

Existem alguns requisitos para que você possa utilizar a carta de crédito contemplada na quitação financiamento. São ele:

 

  • É essencial que seu plano de consórcio seja do mesmo tipo do bem que deseja quitar. Não é possível fazer um consórcio de imóvel imobiliário ou automóvel e tentar quitar o financiamento de uma casa.
  • A carta de crédito contemplada deve ter valor igual ou maior do que o valor a ser pago na quitação do financiamento.
  • O grupo de consórcio deve ter começado após 2009, ano em que a lei entrou em vigor.
  • A instituição financeira responsável e a administradora de consórcio devem concordar com a operação, verifique se a possibilidade é prevista no contrato de adesão antes de assiná-lo.
  • Não fique inadimplente no pagamento das parcelas do consórcio, pendências financeiras nos órgãos de proteção ao crédito no momento da contemplação impedem a liberação do crédito.

 

consórcio contemplado imóvel financiamento

 

2. Contrate o consórcio e aguarde a contemplação

 

Cumprindo todos os requisitos mencionados, basta escolher uma administradora de confiança e autorizada pelo Banco Central, que permita o uso do crédito para quitação de financiamento e contratar o consórcio.

 

Tenha certeza de que a parcela do consórcio não vai interferir no seu orçamento. Assim, você não arrisca ganhar uma nova dívida em lugar de quitar o financiamento. Você pode acelerar o processo tentando uma contemplação por sorteio ou lance. Além disso, pode quitar as parcelas do consórcio e, após 180 dias, retirar o valor em espécie.

 

3. Negocie a quitação do financiamento

 

É aqui que o consórcio mostra sua maior vantagem para quem deseja quitar um financiamento. Após a contemplação você tem a carta de crédito contemplada em mãos, o que funciona como um pagamento a vista. Assim, você pode negociar os valores, abatendo o valor proporcional dos juros cobrados por quitar a dívida antecipadamente, o que é um direito seu registrado em contrato.

 

O processo todo exige que você vá até a instituição responsável pelo financiamento, verifique os valores a serem pagos e abatidos. Descubra quais as condições exigidas para a quitação.

 

Com todas as informações em mãos, incluindo o valor negociado para que o financiamento seja quitado, entre em contato com a administradora. Reuna a documentação, formulários preenchidos e assinados e leve para a administradora do consórcio para formalizar a transação. É feita então a análise de crédito e, se tudo estiver certo, o valor será liberado. Após a liberação, basta ir até a instituição financeira e quitar o financiamento.

 

Juros e taxas de financiamentos podem dobrar o custo de um bem ou serviço. Por isso, utilizar o consórcio contemplado na quitação, ou contratá-lo em lugar de fazer um financiamento, pode ser uma grande vantagem para quem deseja adquirir um imóvel.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp