Consórcio Imobiliário:16 verdades essenciais

07 de dezembro de 2018 / blog

Consórcio Imobiliário:16 verdades essenciais

Consórcios imobiliários podem ser uma ótima alternativa para conquistar a casa própria, mas não pode ser encarado de maneira ingênua. Como qualquer negócio ele tem vantagens e desvantagens que precisam ser pensadas e analisadas. Para evitar problema, conheça 16 verdades que podem te ajudar a se preparar melhor.

 

Descubra as verdades sobre os consórcios imobiliários

 

1 – Usar seu dinheiro é melhor que o dinheiro dos outros

 

A melhor opção é sempre juntar dinheiro por conta e comprar depois. Consórcios e financiamentos utilizam o dinheiro de outras pessoas. No consórcio, você pode usar só seu dinheiro se optar por não ser contemplado antes da quitação, mas no financiamento, obrigatoriamente, você está usando o dinheiro do banco. Sempre que o dinheiro de outras pessoas está envolvido existem taxas de juros. Então, você sempre paga mais do que deveria, mesmo que os juros e taxas sejam baixos.

 

2 – Financiamento ou consórcio?

 

A decisão depende da sua pressa. No financiamento, o dinheiro está nas suas mãos no momento da liberação, já nos consórcios você precisa esperar ser contemplado. Conhecer as diferenças entre os dois  é essencial na hora de decidir. Analise as opções com cuidado.

 

3 – Em consórcios, a contemplação ocorre por sorteios ou lances

 

Consórcios podem ser antecipados, dependendo da sorte do consorciado. Ao contrário do financiamento, em que o dinheiro é liberado na hora, no consórcio a compra só é realizada na contemplação, o que pode levar muitos anos.

 

4 – Quem tem menos depende da sorte

 

Lances são aceitos ou recusados com base no valor oferecido. Assim, se você não tem a sorte de ser sorteado, deve torcer para que seu lance seja o mais alto, ou ficará esperando para ser contemplado por um bom tempo.

 

5 – Poupança “forçada”

 

Poupar dinheiro é difícil. Resistir a gastos que, muitas vezes, julgamos necessários quando não são é uma tarefa difícil. Consórcios imobiliários te obrigam a juntar uma quantia mensal, convertida em parcelas.

 

6 – Custo da espera do bem

 

Esperar pela contemplação não é fácil, mas é uma espera válida. Com um consórcio, além de poupar o dinheiro para aquisição que deseja, você tem a segurança de que ele está bem guardado e fora do seu alcance para gastar. Claro, se você consegue poupar usando um sistema de poupança com rendimento será muito melhor.

 

7 – Juros compostos

 

Consórcios não te permitem conseguir os juros compostos de investimentos em títulos ou outras alternativas.

 

8 – Burocracia

 

Muitas pessoas acreditam que consórcio não tem burocracia. Isso não é exatamente verdade. Ela é muito menor do que em financiamentos, mas ela existe. Não existe burocracia para fechar um plano de consórcio, basta escolher a cota e começar a pagar as mensalidade. No entanto, para realizar a compra no momento da contemplação ela existe.

 

Consórcio Imobiliário 16 verdades essenciais Contemplado SP

 

A documentação necessária deverá ser apresentada para a compra e o bem adquirido será a garantia para que você continue pagando o consórcio até a quitação das parcelas. Em caso de inadimplência você perde o que foi adquirido, seja um imóvel, um bem ou um serviço. Afinal, a administradora não pode correr riscos de ficar com a sua dívida.

 

9 – Cobrança de juros

 

Não existem taxas de juros para consórcio, mas existem taxas administrativas, seguros e fundos de reserva. Eles são mais baixos que juros de banco, mas não tão baixos quanto a maioria acredita.  Taxa administrativa e seguros podem representar um aumento de 19% a 22%  e o fundo de reserva que pode custar até 5% em um consórcio de 15 anos. Sempre faça uma simulação antes da contratação para estar preparado.

 

10 – Parcelas crescentes

 

Parcelas de consórcio imobiliários tendem a ser crescentes, acompanhando os reajustes anuais do valor dos imóveis.

 

11 – Pagando para poupar

 

As taxas são um custo que não existem se você poupar por sua própria conta ou investindo seu dinheiro. Você está pagando taxas para conseguir poupar o valor necessário.

 

12 – Disciplina para poupar

 

Juntar dinheiro é uma grande dificuldade, como já mencionamos, e o consórcio não elimina essa necessidade. Para que a contemplação aconteça rápido, é importante juntar dinheiro para dar lances. Tenha disciplina, não se acomode com o fato de já estar guardando dinheiro com as parcelas do consorcio, ou seu sonho de uma casa própria levará ainda mais tempo.

 

13 – Risco relacionado aos demais cotistas

 

A sua contemplação antecipada depende de dinheiro no fundo de reserva. Assim, se algum dos outros cotistas do seu grupo não pagar as parcelas, não será possível antecipar a contemplação. Existe uma margem de inadimplência esperada e prevenida pelas administradoras, mas sempre existem riscos dela ser ultrapassada, prejudicando os demais participantes.

 

14 – Oferta de pequenas administradoras

 

Sempre desconfie de ofertas muito diferenciadas de administradoras pequenas. Golpes são aplicados em todos os segmentos e é importante pesquisar a empresa e as condições com cuidado para evitá-los. Grandes administradores, além de terem uma reputação mais confiável, estão melhor preparadas para evitar riscos das negociações do grupo de consórcio. E lembre-se, contrate consórcios apenas com administradoras registradas pelo Banco Central.

 

15 – Consórcios via internet

 

A internet é um grande risco quando se trata de dinheiro e negócios. Busque referências e pesquise bem os consórcios oferecidos nela. Seus interesses podem ser jogados para segundo plano e suas finanças colocadas em risco. Busque todas as informações de contrato antes de negociar um consórcio que mostra grandes vantagens. Conheça os riscos.

 

16 – Qual a melhor forma de comprar um imóvel?

 

A melhor forma de adquirir qualquer bem é buscando formas de conhecer e organizar suas finanças de maneira responsável. Ainda que as opções oferecidas possam ser muito atrativas, nem sempre ela será a melhor opção para todos. Pesquise a fundo os detalhes, planeje seus gastos e tenha controle. Só assim poderá fazer um bom negócio.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp