O que considerar ao adquirir consórcio de veículo?

07 de maro de 2019 / blog

O que considerar ao adquirir consórcio de veículo?

O carro próprio é um sonho de muitos brasileiros. A autonomia para se locomover e a impossibilidade e inviabilidade de locar veículos por muito tempo, já que os custos são altos, exige planejamento para uma compra.

 

Sejam novos, seminovos ou usados, carros são bens de alto custo e sua aquisição exige planejamento e cuidado ou pode se tornar um problema. É importante sempre lembrar que a aquisição de veículos não envolve apenas o valor do carro. É preciso realizar o licenciamento, pagar IPVA, fazer manutenção, colocar combustível.

 

Uma das formas de planejar a compra do veículo e organizar a realização do sonho com base na capacidade financeira da família são os consórcios. A contemplação de seu consórcio de veículos é como um pagamento a vista e, por isso, te oferece poder de negociação.

 

Mesmo que consórcios sejam modelos mais simples de aquisição e não possuam juros, exigem alguns pontos que merecem atenção especial. Conheça alguns cuidados ao comprar uma cota de consórcio contemplado de veículo e para a entrada em grupos que estão começando.

 

Considere os gastos de comprar um carro

 

A compra de um veículo, além de seu custo e dos gastos com seu uso, envolve diversos outros valores que devem ser considerados. É preciso pesquisar e considerar com cuidado o modelo e ano do carro a ser adquirido.

 

Lembre-se sempre que consórcios são realizado, em geral, para veículos com no máximo 5 anos a partir da data de fabricação. Verifique, antes de comprar sua cota, se no momento da contemplação você conseguirá arcar com custos de:

 

  • Preço do seguro do veículo escolhido;
  • Combustível;
  • Revisões e trocas de pneus;
  • IPVA a ser pago e quando será o primeiro pagamento;
  • Valor de revenda do veículo.

 

Cartas de crédito contempladas para veículos: quais os riscos?

 

É importante lembrar que ao adquirir uma cota contemplada, assim como ocorre ao ser contemplado por sorteio ou lance antes da quitação do consórcio, terá que pagar os valores citados anteriormente ao mesmo tempo que paga as parcelas restantes.

 

Além disso é essencial se precaver contra fraudes. Existem alguns criminosos que usam a pressa das pessoas para vender cotas contempladas falsas. Se você não estiver atento pode cair no golpe do consórcio contemplado e acabar se prejudicando.

 

Fique atento a ofertas boas demais para ser verdade, cotas com valores muito abaixo do praticado no mercado e administradoras fantasma. Para evitar armadilhas, busque sempre por garantias legais e contratos bem feitos no momento da aquisição.

 

adquirir consórcio de veículo contemplado

 

Uma rápida pesquisa online pode te ajudar a entender melhor os perigos. Muitas pessoas explicam como foi a compra de cartas de crédito falsificadas ou não contempladas. Em alguns casos, o grupo de consórcio nem mesmo existia.

 

O primeiro passo para evitar riscos é verificar se administradora do consórcio existe e é autorizada, o que pode ser verificado no site do Banco Central. Verifique, depois, se o número de consórcio daquela cota realmente existe e busque a orientação de um advogado para o desenvolvimento de um contrato que ofereça garantias de que você receberá o que está comprando.

 

Verifique a administradora e o plano adquirido

 

Independentemente de estar entrando em um grupo de consórcio que está começando ou adquirindo a cota contemplada de alguém, pesquisar a administradora é essencial.

 

O Banco Central é a principal fonte para saber se essa administradora é autorizada para atuar no setor de consórcios, mas ela não é a única possibilidade. Procure por outros clientes e realize pesquisas em sites de referência como o Reclame Aqui e o Procon. Nesses lugares você terá informações sobre todas as reclamações já registradas sobre a empresa.

 

Se a administradora não apresentar problemas, ainda é necessário pesquisar as informações sobre o próprio consórcio. Verifique se as parcelas realmente cabem no seu orçamento, quais as datas de vencimento e o valor da entrada.

 

Respire fundo antes de tomar uma decisão. Ainda que o carro próprio seja um grande sonho, inadimplência e desistência de consórcios são um risco evitáveis e que você não precisa correr. Pensar bem e tomar decisões que não coloquem seu orçamento em risco é essencial para fazer um bom negócio.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp