O que é a carta de crédito?

07 de dezembro de 2018 / blog

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Esses grupos de pessoas que buscam realizar o desejo da casa ou carro próprio, entre outros objetivos, dependem da contemplação para que o valor seja liberado.

 

Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

 

Carta de crédito: o que é?

 

Carta de crédito, em termos simples, é o documento de liberação do valor do plano de consórcio contratado. É uma espécie de vale-compras que pode ser utilizado na compra do bem ou serviço que o consorciado pretende adquirir. A carta de crédito é registrada no momento da compra e, quando contemplada, o valor é repassado para o vendedor.

 

Ela não precisa, necessariamente, ser utilizada em uma compra. Ao final do contrato do consórcio, caso o consorciado prefira, ela pode ser revertida em um valor para a conta do consorciado, respeitando o acordo firmado em contrato.

 

Como receber a carta de crédito?

 

Para que a carta de crédito seja entregue para o consorciado ele precisa ser contemplado. Apenas após a contemplação o valor da cota estará disponível para ser utilizado. Uma vez que a contemplação ocorre, a administradora verifica os requisitos e analisa as garantias exigidas e libera a carta de crédito para que o consorciado efetue a compra.

 

O que é a carta de crédito Contemplado SP

 

Existem 3 formas do consorciado ter sua cota contemplada: sorteio, lance ou quitação. A contemplação é liberada nas assembléias ordinárias mensais e pode ocorrer a qualquer momento do período de duração do contrato do consórcio. Basta que uma das três formas ocorram.

 

Carta de crédito contemplada

 

A forma mais simples de ter a carta de crédito contemplada é por meio da quitação. Ao pagar todas as parcelas, o valor total acordado na aquisição do consórcio é liberado para o consorciado efetuar a compra.

 

No entanto, existem duas possibilidades de contemplação antecipada: o lance e o sorteio.

 

Sorteio

 

O sorteio é feito por números e cabe à administradora determinar quais serão usados. Algumas utilizam o número do contrato de consórcio dos participantes do grupo, sorteando os números na hora como um bingo enquanto outras recorrem ao resultado da Loteria Federal.

 

O sorteio serve apenas para definir a ordem de liberação da carta de crédito antecipada. Não ser sorteado em nenhum mês não significa que o consorciado nunca receberá o valor, já que existe o processo de liberação por quitação.

 

Lance

 

O lance é realizado com um processo de leilão das cotas, sendo realizado nas assembléias presencialmente ou pela internet. Da mesma forma como ocorre com o sorteio, o lance é uma antecipação da liberação da cota contemplada.

 

A diferença está na forma como se consegue a contemplação.

 

No lance, ocorre uma antecipação de pagamento. O consorciado dá um lance de quanto pode antecipar e o lance vencedor tem sua contemplação antecipada. Para consórcio de imóveis é possível usar o FGTS no lance.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

 Consórcio ou financiamento: quais as diferenças?

Consórcio ou financiamento: quais as diferenças?

Muitas pessoas buscam realizar o sonho da casa e carro próprio. Geralmente, o que as impede é ter ou não dinheiro à disposição para um compra a vista ou para uma entrada mais alta. Para essas pessoas, existem duas alternativas: consórcio ou financiamento. Apesar de serem processos muito parecidos, apresentam diferenças fundamentais. Conheça melhor as duas modalidades e descubra qual a melhor para você.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp