Retirar crédito do consórcio contemplado em dinheiro: é possível?

07 de dezembro de 2018 / blog

Retirar crédito do consórcio contemplado em dinheiro: é possível?

Consórcio são um processo mais simples e flexível para realizar compras de imóveis, automóveis e diversos outros bens e serviços. Em grupos de consórcios é possível satisfazer diversas necessidades, bastando a contemplação para realizar seus sonhos.

 

Por ter como objetivo central viabilizar a compra dos bens e serviços desejados, todo o grupo acaba por se ajudar durante a duração do plano. Após a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Esse documento permite que a administradora realize o pagamento do fornecedor escolhido pelo consorciado e o bem ou serviço seja adquirido.

 

No entanto, planos mudam e pode ser que não seja mais necessário ou desejado adquirir um bem ou serviço com a carta de crédito contemplada. O que acontece então? É possível acessar o valor do crédito em dinheiro? Sim, e é como isso funciona que veremos nesse texto.

 

Direcionamento para retirar crédito do consórcio contemplado em dinheiro

 

Sim, é possível recuperar o crédito do consórcio em dinheiro. Se você deseja investir entrando em um grupo de consórcio, mas se preocupa com a possibilidade de mudar de planos ou ideia no meio do caminho, já pode ficar tranquilo.

 

Crédito do consórcio contemplado em dinheiro é possível Contemplado SP

 

Claro que, mesmo sendo possível, existem situações e regras para a retirada do valor em dinheiro. Os requisitos existentes são estabelecidos pela Circular nº 3.432, estabelecida pelo Banco Central do Brasil. De acordo com essa circular, o consorciado pode receber o valor do crédito em dinheiro desde que:

 

  • tenha quitado suas obrigações financeiras;
  • tenham se passado 180 dias da contemplação.

 

Nesse contexto, tendo a dívida quitada e a contemplação em mãos, o consorciado pode escolher se mantém o crédito com os rendimentos financeiros acrescidos, se adquire o bem ou serviço ou se prefere receber o valor do crédito em dinheiro.

 

Se o grupo de consórcio for encerrado, tendo as obrigações quitadas, o crédito deve ser liberado, seja em dinheiro ou como carta de crédito, em até 60 dias, contados da data da última assembléia.

 

Ainda que essas sejam as normas, é possível que outras negociações estejam disponíveis diretamente com a administradora no momento de fechar o contrato. Lembre-se de verificar essa possibilidade antes de adquirir sua cota.

 

Correções do crédito e rendimentos financeiros

 

Cartas de crédito contempladas ou não passam por atualizações periódicas nos valores das parcelas, obedecendo o que foi estabelecido em contrato. Uma vez contemplado, o crédito para de ser atualizado e começa a ter rendimentos financeiros. Esse rendimento depende da modalidade estabelecida pelo grupo na assembléia de abertura do consórcio.

 

Ao decidir por fazer a retirada do crédito contemplado em dinheiro, o valor entregue deverá contar com as atualizações do momento de contratação  até a contemplação. Além disso, deve vir somado dos rendimentos financeiros do primeiro ao terceiro dia útil após a contemplação até o último dia útil anterior à utilização.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade