5 dicas para evitar problemas com consórcios

12 de abril de 2019 / blog

5 dicas para evitar problemas com consórcios

Consórcios são a melhor forma para adquirir bens e serviços. Consórcios contemplados oferecem diversas oportunidades e benefícios no momento de comprar algo que você deseja.

 

Ainda que seja uma ótima opção, alguns erros podem transformar seu sonho em pesadelo. Veja aqui como evitar problemas.

 

Evitando erros e problemas para ter um consórcio contemplado

 

1. Leia o contrato de adesão

 

Existem diversas regras e detalhes que devem ser considerados para não ter nenhum problema com o consórcio. Além do que é estabelecido pelo Banco Central e pela Lei nº 11.795/2008, que determinam direitos e deveres de consorciados e administradora, existem algumas normas que mudam entre os grupos.

 

Muitas restrições e requisitos podem ser estabelecidos em contrato pela própria administradora para um grupo específico. São regras e condições que devem ser respeitadas para lances, contemplação e uso da carta de crédito e que estão registradas no contrato de adesão. Ainda assim, muitas pessoas acabam se prejudicando por não lerem os termos do contrato e enfrentam problemas no momento de pagar as parcelas ou utilizar a carta de crédito contemplado.

 

Leia sempre o contrato de adesão, de preferência antes de assiná-lo, para evitar surpresas desagradáveis e problemas. Você pode descobrir muitas novas oportunidades conhecendo os termos do seu contrato.

 

2. Cuidado com atrasos de parcelas

 

Além das multas e juros por atraso, existem diversos problemas em estar inadimplente. Estando ou não contemplado, você sofre muitas consequências por não pagar as parcelas em dia.

 

Para quem não foi contemplado, a inadimplência impede a participação em sorteios ou lances. Com isso, você perde oportunidades valiosas de ser contemplado e utilizar a carta de crédito em momentos mais proveitosos para seu orçamento. Em casos mais graves, pode ocorrer a exclusão do grupo.

 

Programe-se e organize seu orçamento para não atrasar o pagamento de parcelas e se prejudicar.

 

3. Lembre-se dos custos do uso da carta de crédito

 

A carta de crédito, em geral, tem valor correspondente ao bem ou serviço que você deseja adquirir. No entanto, esse não é o único custo a ser pago no momento da compra. Programe o valor da sua carta de crédito e seu orçamento para pagar os custos extras após a contemplação, na hora da compra.

 

consórcio contemplado problemas evitar

 

Imóveis e automóveis, por exemplo, têm custos de documentação, seguros, escritura e diversos outros. Para usados, ainda existem os custos de transferência de posse. Automóveis ainda trazem custos com IPVA, licenciamento e muitos outros.

 

Só será possível usufruir da compra com o consórcio se você tiver como pagar por essas documentações e exigências. Pesquise bem os valores no momento de adquirir o consórcio e utilize o tempo até a contemplação para se programar para arcar com esses valores. E não esqueça que, em geral, é possível utilizar até 10% do valor do crédito para cobrir esses valores ou aguardar um tempo após a contemplação para ter rendimento no valor.

 

4. Entenda as possibilidades para a contemplação por lance

 

Todos sabem que existem duas formas de ser contemplado: sorteio e lances. No entanto, poucas pessoas entendem que a oferta de lances pode ser feita de diferentes maneiras. Para consórcios imobiliários, por exemplo, é possível utilizar nos lances o valor do seu FGTS. Para qualquer modalidade de consórcio existe a possibilidade de lances embutidos.

 

Cada uma dessas possibilidades possui suas regras, requisitos e restrições. Conhecer como cada um deles funciona é essencial para que você possa aproveitar ao máximo as oportunidades que cada tipo oferece.

 

Apenas conhecendo a fundo os tipos de lances é possível traçar uma estratégia que combine com seu orçamento e planejamento financeiro. Assim, você é contemplado mais rapidamente sem colocar sua conta bancária em risco.

 

5. Nunca abandone o consórcio

 

Ao entrar em um consórcio nos planejamos e escolhemos planos com parcelas que podemos pagar. No entanto, problemas podem surgir no caminho e alguns imprevistos podem impedir de continuar pagando o consórcio. Muitas pessoas, sem saber o que fazer, simplesmente deixam o consórcio para lá.

 

Isso é o que se chama de abandono de consórcio e ele tem consequências. Você se torna inadimplente, começa a dever multas e juros além das parcelas, pode ser excluído do grupo e ter muitos problemas.

 

Claro, não dá para dizer que você, simplesmente, deve continuar pagando o consórcio. Existem alternativas para esses casos. Em lugar de abandonar o consórcio procure sua administradora. Muitas vezes é possível fazer alterações de contrato para regularizar a situação ou ser excluído do consórcio sem que isso vire uma bola de neve de dívidas.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp