8 cuidados ao comprar consórcio contemplado

20 de maro de 2019 / blog

8 cuidados ao comprar consórcio contemplado

Se entrar em um consórcio que está começando já é vantagem para quem deseja comprar a casa própria ou o carro dos sonhos, consórcios contemplados são ainda mais vantajosos. A possibilidade de poder utilizar a carta de crédito contemplada imediatamente após a compra é muito atrativa.

 

No entanto, para poder realizar o sonho de adquirir o serviço ou bem desejado sem ter problemas é importante ter cuidado. Cotas contempladas podem ser uma dor de cabeça se você não souber exatamente o que está comprando.

 

O que você deve descobrir antes de adquirir uma cota contemplada?

 

1. Descubra se a carta de crédito existe

 

Sim, cartas de crédito contempladas falsas podem ser vendidas para aplicar golpes. Por isso, antes de comprar sua cota contemplada verifique se a administradora responsável é credenciada pelo Banco Central e, junto com essa administradora, se a cota existe e foi realmente contemplada.

 

Esse procedimento serve como uma forma de garantir que você terá acesso ao crédito após realizar a compra. Assim, você não arrisca golpes e fraudes que te impeçam de realizar um sonho.

 

2. Verifique as regras do grupo de consórcio

 

Existem diversas normas e obrigações específicas e que mudam de grupo para grupo. Uma cota contemplada não está necessariamente quitada. Isso significa que após a compra, você se torna responsável pelas obrigações estabelecidas no contrato do grupo de consórcio.

 

Por isso, verifique como o grupo funciona, quais os pagamentos pendentes, quais as taxas cobradas para transferência e outros pontos. Dessa maneira você evita ser surpreendido e não conseguir arcar com as responsabilidades. A melhor opção sempre é tirar as dúvidas diretamente com a administradora do consórcio que você está adquirindo

 

3. Leia o contrato

 

São letrinhas minúsculas e confusas, mas é importante ler. Se precisar busque o auxílio da administradora ou de um advogado. O contrato apresenta todas as regras, valores, deveres e normas relacionados à cota contemplada que você está adquirindo.

 

Não seja surpreendido por reajustes de parcelas, seguros, taxas e penalidades. Além disso, apenas lendo o contrato você vai saber datas de assembleias e condições para transferências de cota. Tenha certeza de que nenhuma das regras e condições existentes vai te impedir de utilizar sua carta de crédito contemplada.

 

4. Entenda a transferência antes de realiza-la

 

Existem algumas burocracias específicas para a transferência de cotas. Antes de realizar qualquer pagamento é essencial saber quais são elas. Não se informar significa correr o risco de ter que pagar taxas de transferência e não ter dinheiro ou acertar todos os dados e não poder utilizar a carta de crédito contemplada por não cumprir com as exigências.

 

8 cuidados ao comprar consórcio contemplado

 

5. Não corra risco de inadimplência

 

Ainda que a cota que você esteja adquirindo esteja contemplada e você possa realizar rapidamente a compra, a inadimplência pode causar diversos problemas, incluindo a perda do bem ou serviço. Por isso, tenha certeza que seu orçamento mensal vai permitir que você pague as parcelas ainda em aberto da cota.

 

6. Conheça as regras de uso da carta de crédito

 

Assim como acontece com a transferência, o uso da carta de crédito contemplada para adquirir um bem ou serviço tem exigências burocráticas próprias. Verifique essas regras e itens burocráticos antes de realizar a compra da cota contemplada. Não corra o risco de ter em mãos um consórcio contemplado que você não pode usar.

 

Além disso, verifique a categoria daquela cota. Se você deseja comprar uma casa, não adianta comprar uma cota contemplada de veículo. Se você deseja comprar um barco, não deve entrar em um consórcio de máquinas agrícolas.

 

7. Desconfie de venda de cota contemplada muito vantajosa

 

Quando alguém vende uma cota contemplada, sempre tenta, ao menos, recuperar o valor pago por ela e o que terá que pagar de taxas para a administradora. Por mais que esteja passando por necessidades, valores muito baixos significam prejuízo. Assim, sempre que perceber que o valor está muito baixo, verifique a veracidade da oferta.

 

No geral, cotas contempladas costumam ter um valor maior do que o que já foi quitado, já que é uma forma de lucrar na negociação. Cotas muito baratas, na maioria das vezes, são uma tentativa de golpe. Esteja atento.

 

8. Conheça os valores pagos na cota

 

Sempre olhe o extrato de pagamento da cota contemplada que deseja comprar. Assim, você tem certeza do número de parcelas que já foram pagas, quantas ainda falta pagar, qual o valor de cada parcela e quanto tempo ainda falta para quitação. É essencial ter certeza e conseguir documentação que comprove essas informações para se planejar e não se prejudicar com o negócio.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp