Consórcio contemplado: qual o lance vencedor?

21 de janeiro de 2019 / blog

Consórcio contemplado: qual o lance vencedor?

Consórcios contemplados são o maior desejo de quem busca uma cota para comprar ou pretende entrar em um grupo de consórcio. Apenas com a contemplação é possível acessar o crédito para realizar a aquisição de um bem e serviço.

 

As contemplações acontecem todo mês por meio de sorteios realizados na Assembleia Geral. O número de contemplados varia de acordo com o estabelecido em contrato no início do grupo de consórcio. Mas o sorteio não é a única forma de contemplação. É possível, ainda, oferecer lances, como em um leilão, para obter a contemplação.

 

Ganha o lance mais alto? Não exatamente. Acompanhe e entenda como o lance vencedor é definido.

 

Consórcio contemplado com lance e seus detalhes

 

O sistema de contemplação de um grupo de consórcio deve garantir um tratamento justo e igualitário a todos os consorciados participantes. Por esse motivo, a verificação dos lances não é feita com base no valor, mas no percentual do crédito que ele representa.

 

A Circular 3432 do Banco Central do Brasil (BCB), autoridade reguladora e fiscalizadora do Sistema de Consórcios, dita que:

 

“É admitida a formação de grupos em que os créditos sejam de valores diferenciados, observado que o crédito de menor valor, vigente ou definido na data da constituição do grupo, não pode ser inferior a 50% (cinquenta por cento) do crédito de maior valor.”

 

Assim, não é incomum encontrar grupos de consórcio com créditos diferentes para cada participante. Isso significa que, em geral, o poder de compra dessas pessoas é diferente. Para manter o processo justo, os valores de parcelas serão diferentes e seu poder econômico no momento de dar lances também.

 

Consórcio contemplado qual o lance vencedor

 

Para que o processo se mantenha justo para os diferentes poderes aquisitivos presentes em um grupo, os lances são analisados em relação ao crédito da pessoa que fez a oferta. Dessa maneira, se duas pessoas dão o mesmo lance, mas um representa 30% do valor total do crédito e outo 15% do valor total, o primeiro lance será o vitorioso, desde que haja saldo no caixa do grupo para a contemplação.

 

Percentual de lances não é parâmetro único

 

O percentual é apenas uma das bases para a avaliação do lance vencedor. Apesar de ser a mais comumente praticada, a conversão do lance pode utilizar outros elementos, dependendo do que for estabelecido pela administradora em contrato no início do grupo.

 

Uma das possibilidades é utilizar como base no valor da parcela, vencendo o lance que quitar o maior número de parcelas. As possibilidades de critério são muitas, sendo exigido, apenas, que os consorciados concorram em igualdade.

 

Saldo em caixa é limitador de contemplação

 

O fundo comum, que forma o caixa para garantir as contemplações antecipadas, é criado com o valor das parcelas pagas pelos consorciados. A administradora não coloca nem retira nenhum valor desse montante, sendo responsável apenas por administrá-lo.

 

Assim, para que as contemplações aconteçam é necessário haver o valor das cartas de crédito no fundo comum. Como a prioridade é que os sorteados tenham seus consórcios contemplados, os lances serão vencedores apenas se o fundo comum tiver o valor para cobrir mais uma carta de crédito do lance.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade