Consórcios: como participar?

07 de dezembro de 2018 / blog

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. A grande diferença está em poder antecipar o valor da carta de crédito por meio de lances e sorteios. Nesses casos, sua cota se torna contemplada e o valor é disponibilizado para compra.

 

Mas o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio?

 

Como participar de um consórcio?

 

O único requisito exigido para participar de um consórcio é ser maior de 16 anos, idade mínima para que se possa assinar contratos entre duas partes. Os demais elementos variam de acordo com os objetivos do interessado e as opções e exigências da administradora.

 

Tendo 16 anos, basta encontrar um consórcio que vá de acordo com suas necessidades e expectativas. Os consórcios são oferecidos por administradoras, que deve funcionar de forma regular. Assim, é importante verificar se ela é autorizada pelo Banco Central do Brasil e se sua reputação é boa entre os órgãos de defesa do consumidor da região.

 

É possível verificar essas informações online. Tenha o cuidado de confiar apenas em páginas oficiais do governo, evitando ser enganado por administradoras fictícias.

 

É importante lembrar que nem toda administradora vai ter um consórcio como o que você deseja. Lembre-se de separar duas ou três de confiança e entrar em contato para ver os planos disponíveis para o serviço ou bem que você deseja adquirir.

 

Ao escolher um plano é essencial considerar suas possibilidades de pagar por ele durante toda a duração do consórcio, não apenas pela contratação. Escolhida a administradora e o plano, é só assinar o contrato e começar o pagamento das parcelas referentes à sua participação no consórcio.

 

Importante:  uma vez assinado o contrato, sua participação no consórcio está formalizada e você deve cumprir com as obrigações contidas no contrato. Por isso, leia os termos com atenção.

 

O que verificar no contrato?

 

O contrato de um consórcio, assim como todos os outros, deve ser claro, legível e limitador dos direitos e deveres das partes envolvidas. Cada uma das partes, consorciado e administradora, deve ficar com uma cópia.

 

Consórcio como participar Contemplado SP

 

Antes de assinar seu contrato de adesão de consórcio, verifique se tudo o que é exigido por regulamento está estabelecido. Os principais pontos a serem verificados são:

 

  • descrição do bem ou serviço e preço, já considerando critérios de correção de crédito para futuras atualizações.
  • valores das taxa de administração e fundo de reserva ou a determinação de inexistência delas.
  • o período de duração do consórcio e o número máximo de participantes do grupo;
  • obrigações e sanções por descumprimento de contrato e pagamento.
  • informações sobre as assembléias gerais, principalmente sua periodicidade.
  • condições e regras dos sorteios e lances para contemplação.
  • condições de pagamento;
  • condições para a transferência dos direitos e obrigações decorrentes do contrato.

 

Estes são apenas alguns dos elementos que, obrigatoriamente, devem estar em seu contrato. Em caso de dúvidas, busque a ajuda de um profissional da área que possa te orientar sobre seus direitos e deveres.

 

Saiba em que tipo de grupo de consórcio está entrando

 

É possível entrar em um grupo ainda em seu período de formação ou já iniciado. No primeiro caso, a administradora está em busca de pessoa pra fechar o grupo de consórcio de forma que todos sejam contemplados no prazo estabelecido.

 

Já no segundo caso o que acontece é do consórcio estar em andamento, mas ainda existirem cotas vagas na administradora. Outra possibilidade é que algum dos consorciados esteja vendendo a sua cota, podendo esta já estar contemplada ou não.

 

Nos dois casos é essencial avaliar as informações sobre adesão e as obrigações que vêm com o contrato antes de entrar no grupo.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

 Consórcio ou financiamento: quais as diferenças?

Consórcio ou financiamento: quais as diferenças?

Muitas pessoas buscam realizar o sonho da casa e carro próprio. Geralmente, o que as impede é ter ou não dinheiro à disposição para um compra a vista ou para uma entrada mais alta. Para essas pessoas, existem duas alternativas: consórcio ou financiamento. Apesar de serem processos muito parecidos, apresentam diferenças fundamentais. Conheça melhor as duas modalidades e descubra qual a melhor para você.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp