Contratar um consórcio: os 7 erros mais cometidos

28 de maio de 2019 / blog

Contratar um consórcio: os 7 erros mais cometidos

Consórcios contemplados oferecem, com a liberação da carta de crédito, grandes vantagens na aquisição de imóveis e automóveis. Esse modelo de investimento se destaca crescentemente para quem procura uma forma rápida e econômica de adquirir bens e serviços.

 

No entanto, a falta de conhecimento e planejamento no momento de contratar um consórcio pode comprometer a realização dos sonhos. Saiba quais são os 7 erros mais cometidos em consórcios.

 

1. Administradora: não esqueça de pesquisar

 

A administradora é a responsável por organizar o consórcio. Ela cuida dos pagamentos, liberação da carta de crédito e organização da assembleia. Quando não trabalha de forma correta, não consegue garantir que, no momento da contemplação, o consorciado consiga realizar a compra.

 

Verificar a confiabilidade da administradora, então, é essencial. Para trabalhar com consórcios, ela deve ser autorizada pelo Banco Central. Informe-se sobre sua autorização de atuação, procure pela opinião e avaliação de outros clientes e verifique se aquele consórcio realmente existe.

 

Você paga pelos serviços prestados na forma da taxa de administração, então não verificar a qualidade e credenciais da administradora pode gerar grandes prejuízos

 

2. Reajustes devem ser considerados

 

Consórcios são muito conhecidos por não terem juros ou taxas a serem pagos durante o contrato. No entanto, para garantir que o poder de compra se mantenha no momento da contemplação da cota, existem alguns reajustes de parcelas, principalmente para imóveis.

 

Esses reajustes, menores que juros e taxas em outras modalidades de investimento, acompanham as mudanças no mercado e inflação. Verifique o percentual e a progressividade deles antes de contratar um consórcio. Todos esses dados estão registrados no contrato de aquisição.

 

Contratar um consórcio os 7 erros mais cometidos

 

Não ler o contrato e entender os reajustes é um grande risco, já que você precisa se planejar para o aumento no valor das parcelas a serem pagas.

 

3. Assembleias devem ser frequentadas

 

Assembleias podem parecer chatas e desinteressantes, mas é nelas que todas as decisões são tomadas e comunicadas. Além disso, é lá que você acompanha sorteios e lances de contemplação e as movimentações financeiras do grupo.

 

Não estar na assembleia não significa que você não receberá as informações, mas será mais difícil para você questionar e tirar dúvidas. Outro ponto é que oportunidades de lances podem aparecer durante a assembleia quando você nem está pensando em dar o lance, fazendo com que perca a chance de fazer um bom negócio na antecipação da contemplação se não estiver presente.

 

4. Não ter paciência pode te prejudicar

 

Não ter paciência é um grande erro. Apesar de ser mais rápido, o consórcio exige calma. Além de aguardar a contemplação para ter a carta de crédito liberada para adquirir um bem ou serviço, nem sempre a compra, naquele momento é o melhor negócio.

 

Com o consórcio contemplado você realiza pagamentos a vista e tem um tempo antes de realmente precisar utilizá-la. Que tal negociar com calma e buscar a melhor oportunidade antes de realizar uma compra?

 

5. Não honrar as parcelas

 

Inadimplência, em qualquer situação, é um problema. No consórcio, ficar inadimplente significa pagar taxas e juros que não estavam planejados. Grande parte das vantagens do consórcio contemplado é eliminada ao não honrar o pagamento das parcelas.

 

Além dos juros e multas, a inadimplência impede a participação em sorteios e lances, se você não tiver sido contemplado e a revogação da contemplação já conquistada.

 

Veja aqui mais consequências da inadimplência no consórcio.

 

6. Não escolher a carta de crédito certa

 

Existem modalidades de bens e serviços diferentes ao contratar um consórcio. Para ter certeza de que conseguirá comprar exatamente o que deseja é preciso escolher o tipo e valor corretos da carta de crédito.

 

De nada adianta desejar uma casa e adquirir um consórcio com valor a baixo do custo do imóvel desejado. Ou sonha com um carro novo e contratar um consórcio de motocicleta.

 

A pesquisa e escolha do tipo e valor da carta de crédito deve ser feita com cuidado e considerando o que deseja adquirir e quanto pode pagar como parcela mensal.

 

7. Não cuidar de suas finanças

 

Consórcios são um compromisso mensal. É um pagamento que, seja antes ou depois da contemplação, deverá ser realizado. Não honrar esse pagamento traz diversos problemas e consequências, como já comentamos.

 

Por isso, o principal erro é não cuidar das finanças. Perder o controle dos gastos mensais e acabar criando dívidas para honrar o pagamento das parcelas pode se tornar uma bola de neve. Todos os meses é necessário garantir que as contas e a parcela do consórcio sejam pagos.

 

Um planejamento e reeducação financeira são, então, o primeiro passo para obter os melhores negócios e resultados com um consórcio e adquirir o bem ou serviço desejado.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp