Contemplado SP São Paulo

Inadimplência de consórcio: saiba como manter as parcelas em dia

21 de abril de 2019 / blog

Inadimplência de consórcio: saiba como manter as parcelas em dia

Consórcios podem ser um grande problema se ocorre o atraso das parcelas. Por ser um processo de poupança em grupo, seu atraso pode afetar os demais consorciados. Assim, a tolerância para atrasos costuma ser pequena.

 

A melhor opção sempre é realizar um bom planejamento antes de entrar em um grupo de consórcio. Considerar em seu orçamento possíveis emergências é essencial, então, para evitar problemas. A adesão aos consórcios é um compromisso mensal que deve ser honrado. Entenda as consequências e saiba como evitar atrasos de parcelas de consórcio.

 

Consequências do atraso de parcelas

 

O atraso de parcelas faz com que o sonho de adquiri um imóvel ou automóvel se torne mais distante. A inadimplência do consorciado faz com que a carta de crédito contemplada não possa ser conquistada. As consequências são ainda mais graves caso a contemplação já tenha acontecido.

 

Não pagar as parcelas significa não poder participar dos sorteios e lances. Assim, o consorciado que espera a contemplação não pode mais conseguir a liberação da carta de crédito até que pague o que deve.

 

Para quem já foi contemplado, a principal consequência é perder a contemplação. Sua carta de crédito é revogada e você não poderá utilizá-la. Se já tiver adquirido o bem ou serviço ele poderá ser tomado.

 

Além disso, é importante considerar que a principal vantagem do consórcio é não possuir juros ou taxas, além da taxa de administração. Com a inadimplência, o consorciado deve pagar multas por atraso. Dessa forma, toda a economia feita na contratação do consórcio em lugar de outras modalidades de investimento acaba sendo perdida em multas por atraso.

consórcio contemplado inadimplência

Existem diversas ações que a administradora pode tomar em caso de atraso de parcelas, todas elas explicitadas no contrato de adesão do consórcio. Por isso, antes de se comprometer com um grupo de consórcio, veja bem as consequência em caso de atraso em seu contrato.

 

Dicas para não ficar inadimplente no consórcio

 

Como falamos, acidentes acontecem e problemas inesperados podem ser causadores de inadimplências. No entanto, com algumas dicas, é possível reduzir até esse risco ao mínimo. Veja o que fazer para se prevenir e evitar a inadimplência.

 

Planejamento financeiro é indispensável

 

Tenha o controle de seus gastos fixos e variáveis antes de assumir um consórcio. Ter consciência de seus gastos com água, luz, aluguel, lazer e outros custos é importante para saber quanto de seu orçamento já está comprometido. Apenas com essa consciência é possível saber qual o valor de parcela que você consegue pagar.

 

Lembre-se de deixar uma reserva para emergências. Se ela não for utilizada, pode ser uma fonte de renda para lances na tentativa de uma contemplação antecipada. Mantenha sempre um caixa de emergência para evitar problemas.

 

Além disso, tenha autocontrole. Evite gastos desnecessários e compras por impulso que possam comprometer seu orçamento. Sempre faça uma projeção de gastos para necessidades pessoais, incluindo lazer, assim, não passa vontade e não compromete seu planejamento.

 

Recorra a aplicativos ou consultores financeiros

 

Ainda que pareça simples, não é fácil manter um controle detalhado de gastos. Ter o controle de quando de sua renda é comprometida mensalmente pode ser um grande desafio. Para manter o controle é possível buscar por ajuda especializada.

 

Existem diversos aplicativos de finanças para ajudar a fazer projeções de gastos e controle de renda. Para quem não tem muita responsabilidade ou comprometimento, é possível, ainda, buscar por consultores financeiros. Eles ajudam a manter o controle mensal e a reduzir gastos desnecessários, além de auxiliar na escolha dos melhores investimentos.

 

Quite suas dívidas

 

Não assuma um compromisso como o de um consórcio se você ainda possui dívidas comprometendo seu orçamento. Cheque especial, carnês e cartões de crédito possuem altos juros e se você ainda tem essas contas em aberto, um dia de atraso pode comprometer todo o seu mês.

 

Contratei um consórcio e tive problemas: o que fazer?

 

Mesmo tomando essas precauções ainda é possível que seu orçamento sofra problemas. A melhor opção sempre é nunca deixar virar uma bola de neve. Ao perceber que você está tendo problemas que podem causar inadimplência procure sua administradora.

 

Como responsável pelo grupo de consórcios, apenas a administradora pode te orientar sobre como proceder. Existem algumas opções para quem está tendo problemas e não quer atrasar o pagamento. As principais opções oferecidas pelas administradoras costumam ser:

 

Reduzir o valor da carta de crédito: possível apenas para quem ainda não foi contemplado, a redução do valor da carta de credita faz com que a parcela mensal tenha um valor menor.

 

Negociar diluição das parcelas atrasadas: é possível que o valor total da dívida, caso você já tenha atrasado as parcelas, sejam parceladas e acrescidas às parcelas seguintes. Mas cuidado, essa opção significa que as demais parcelas terão valor mais alto.

 

Postergar o valor das parcelas: as parcelas em atraso, nesse caso, são pagas apenas após contemplação da cota acontecer. É importante lembrar que você pode ser contemplado rápido por sorteio, então organize-se para ter o dinheiro quando acontecer.

 

Vender cota contempladanesse caso você passa seu lugar no grupo, as parcelas pagas e a titularidade da carta de crédito contemplada para o comprador. Em alguns casos é possível até mesmo lucrar com essa transação.

 

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp