O que acontece ao atrasar parcelas do consórcio?

07 de dezembro de 2018 / blog

O que acontece ao atrasar parcelas do consórcio?

Consórcios são uma das formas preferidas dos brasileiros para adquirir casa ou carro próprio, entre outros bens e serviços. Essa alternativa ao financiamento é vantajosa por oferecer parcelas suaves e menos burocracia de contratação.

 

No entanto, o consórcio é um investimento em grupo. Assim, a inadimplência de um consorciado pode prejudicar a todos. Por isso, é importante escolher parcelas que caibam no bolso e se organizar para pagar em dia.

 

Mas mesmo com todo o planejamento, algumas situações podem fugir do controle. Crises na economia, emergências médicas e outros problemas podem resultar no atraso das parcelas.

 

Consórcio com parcela atrasada

 

Administradoras costumam considerar as possibilidades de inadimplência no momento de montar um grupo de consórcio. Dessa maneira, já existem ações previstas em contrato para proteger os investimentos dos outros participantes, evitando colocar o investimento de todos em risco por causa de um inadimplente.

 

Cada administradora tem suas próprias regras. No entanto existem alguns cursos de ação que são mais vistos.

 

Veja o que pode ocorrer em cada situação:

 

Consorciado não contemplado

 

É comum que, nesta situação, a administradora cobre juros e multas como compensação do atraso. Além disso, o consorciado inadimplente não poderá dar lances ou concorrer ao sorteio de contemplação até regularizar as parcelas. A inadimplência de consórcios não contemplados pode, ainda, resultar no cancelamento da cota.

 

Consorciado contemplado que não tenha adquirido o bem

 

Em situações em que o consorciado já foi contemplado, mas ainda não adquiriu o bem, a inadimplência pode resultar no cancelamento da contemplação ou mesmo da cota. Ainda que a contemplação e cota sejam mantidas, a liberação da carta de crédito contemplada para aquisição não será realizada até a regularização da dívida.

 

Consorciado contemplado que já adquiriu o bem

 

Esta é a situação mais importante de manter o pagamento das parcelas em dia. Caso elas sejam atrasadas, o consorciado irá pagar encargos de mora e multas em cima do valor atrasado. É possível, ainda, que o bem comprado seja tomado até que a situação se regularize, servindo como garantia da quitação da dívida.

 

Como resolver atrasos de parcelas de consórcios?

 

O primeiro passo quando ocorrem atrasos nas parcelas do consórcio é entrar em contato com a administradora. Elas são a melhor opção para buscar soluções para a inadimplência. Atrasos pontuais são facilmente solucionados. Realizando o pagamento da parcela atrasada e da multa, em poucos dias a situação estará normalizada.

 

O que acontece ao atrasar parcelas do consórcio Contemplado SP

 

Infelizmente, a única forma de solucionar o problema depois que ele acontece é pagando a dívida. Então, procurar a administradora para ver as possibilidades de negociação é essencial. É essencial regularizar a situação com rapidez, evitando não poder participar dos sorteios e lances para a contemplação ou perder a cota.

 

Existem algumas alternativas que podem ser exploradas para te ajudar a solucionar os atrasos:

 

Diluir mensalidade

 

Esta é uma alternativa aplicada para até 3 mensalidades atrasadas. Nesse caso, é possível diluir algumas parcelas atrasadas nas outras contribuições a serem feitas.

 

Essa diluição acaba aumentando o valor das parcelas, já que, além do valor inicial, você vai estar pagando, também, uma parte do valor que estava atrasado. Assim, é essencial ter cuidado para não acabar gerando ainda mais dívidas por atraso.

 

Esta alternativa só pode ser utilizada se o participante ainda não foi contemplado e não pode ser solicitada o tempo todo. Há um número máximo de vezes para a diluição de parcelas em atraso, que varia de acordo com a administradora.

 

Serviços de seguro

 

O seguro é uma medida preventiva para situações mais complexas, a perda do emprego, por exemplo.

 

Existem diversas opções de seguro, com destaque para o seguro para perda de renda. Caso você se encontre em uma situação em que não há renda para pagar pelas parcelas do consórcio, o seguro cobre esse custo para você. Nessa situação, o participante continua ativo no consórcio, podendo participar de sorteios e fazer lances para a contemplação normalmente.

 

Conhecer os seguros e condições oferecidas por cada um deles é essencial no momento da contratação do consórcio, evitando colocar em risco seu investimento em decorrência de possíveis problemas.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp