Contemplado SP São Paulo

Participar de consórcio: vantagens e desvantagens

20 de fevereiro de 2019 / blog

Participar de consórcio: vantagens e desvantagens

Consórcios contemplado tem ganhado cada vez mais visibilidade como forma de adquirir bens móveis e imóveis. Para a maioria das pessoas eles significam uma taxa de juros mais baixa que financiamentos e empréstimos bancários.

 

Uma forma de comprar a vista, melhorar a capacidade de negociar valores, investimento em poupança para quem tem pouca disciplina na economia doméstica. Mas nem tudo que se acredita é verdade.

 

Conheça os pontos positivos e negativos de comprar uma cota de consórcio.

 

Consórcio: pontos positivos

 

Existem alguns prós que podem ajudar no momento de decidir se você deve ou não entrar em um grupo de consórcio, seja em seu início ou por meio da compra de uma cota contemplada. Confira os principais prós dos consórcios:

 

Disciplina financeira e poupança

 

Adquirir um imóvel ou carro não é fácil. Os custos são altos para parcelamento e negociar valores depende de ter dinheiro para pagamento a vista. Poucas pessoas têm condições financeiras para realizar esse tipo de investimentos.

 

Com consórcios, o processo de aquisição de bens e serviços acaba sendo uma maneira mais segura de controlar os gastos e custos. É uma forma de obrigar a pessoa a poupar dinheiro ao longo dos meses até o momento em que tem o valor para a aquisição do que deseja.

 

Além disso, é um custo fixo mensal, de forma que controlar as despesas e não perder o controle dos gastos.

 

Taxas menores

 

Em geral, as taxas encontradas em consórcios são menores que as de financiamentos e outros modelos de aquisição de bens e serviços.  Os custos de consórcios incluem poucas taxas.

 

Geralmente, o único valor a ser pago além do referente à carta de crédito é a taxa da administradora, responsável pela organização e controle do fundo de reserva, da contemplação de consorciados e das burocracias envolvidas nos processos.

 

Participar de consórcio: vantagens e desvantagens

 

Consórcios também possuem contras

 

Ainda que as vantagens apresentadas por um consórcio sejam de grande destaque, no momento de entrar para um grupo de consórcio é essencial reconhecer os pontos negativos que ele pode apresentar. Veja aqui alguns deles:

 

Demora para a liberação da carta de crédito

 

Um consórcio costuma durar cerca de 5 anos, em média. Ao contrário de financiamentos e empréstimos, que liberam o valor para aquisição na hora, em consórcios é necessário aguardar a contemplação.

 

É possível que ela seja antecipada por meio dos sorteios e lances mensais, mas caso essa antecipação não aconteça, o consorciado só terá acesso à carta de crédito ao final do grupo de consórcio.

 

Assim, se você tem pressa na aquisição, talvez o grupo de consórcio não seja a melhor opção.

 

Existem investimentos melhores

 

Ainda que os benefícios sejam bons, comparativamente, outras opções podem ser melhores do que o consórcio. Se você tem condições de realizar o pagamento a vista, não é uma boa ideia se submeter a taxas da administradora e esperar meses ou anos pela aquisição.

 

Se sua intenção é deixar o dinheiro rendendo, existem, também, outras opções de investimentos mais lucrativas. Isso acontece, principalmente, porque administradoras, geralmente, não sabem investir dinheiro, utilizando investimentos de baixo rendimento perto de outras opções.

 

Participar ou não de um consórcio?

 

A resposta não é muito animadora: depende.

 

Pesquise com cuidado suas opções e veja se suas condições econômicas não te permitem realizar investimentos mais lucrativos. Considere seus objetivos e expectativas, as cotas disponíveis e os planos de investimento possíveis.

 

Consórcios podem sim ser a melhor opção para você, mas essa decisão deve ser tomada com cuidado e atenção e não por impulso. Preste atenção em taxas, prazos, termos de contratos e outros elementos para não se arrepender do investimento depois.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp