Poupar dinheiro com consórcio

05 de maio de 2019 / blog

Poupar dinheiro com consórcio

Mais do que um investimento para adquirir um bem ou serviço, consórcios são uma forma de realizar planejamentos financeiros. Por esse motivo, podem ser utilizados como uma forma de construir uma poupança, garantindo um investimento com retorno para quem adquire.

 

Entenda as vantagens que o consórcio oferece para quem deseja poupar dinheiro

 

1. Baixo custo inicial

 

Financiamentos e outros investimentos, geralmente, geram um alto custo inicial para valer a pena. No financiamento, qualquer objetivo final exige uma entrada de 30% do valor que se deseja ter ao final do plano. Em outros tipos de investimento, ainda que não seja exigida uma entrada, os rendimentos só são realmente vistos com valores iniciais mais altos.

 

Com exceção da aquisição de consórcios contemplados, não existem custos de entrada associados aos grupos de consórcio. Além do valor que é efetivamente devolvido para o consorciado, o único custo é a taxa de administração.

 

Por ser muito inferior aos juros e taxas de outras modalidades, mesmo pagando a taxa de administração, o custo inicial do consórcio é muito inferior ao das outras opções de investimento.

 

2. Baixo risco

 

Existem pessoas que utilizam a bolsa de valores e outros títulos públicos como forma de investir e poupar dinheiro. Ainda que sejam boas opções, os riscos de perder dinheiro é muito maior. Isso porque essas opções respondem a flutuações das ações e dos custos de moedas no mercado internacional, sofrendo valorização e desvalorização constantemente.

 

poupar dinheiro consórcio contemplado

 

Apesar de ter seu rendimento associado ao mercado, os riscos de um consórcio são muito baixos. Os pagamentos mensais são fixos e, ainda que o rendimento possa se tornar muito baixo como resposta a mudanças na economia, o valor investido é sempre recuperado, não sofrendo desvalorização que signifique perda de dinheiro.

 

3. Aumenta o poder de negociação

 

A aquisição de algo com o consórcio ocorre apenas após a contemplação. Com ela, a carta de crédito é liberada, um documento que representa a disponibilidade da quantia total do plano adquirido. Assim, o consórcio contemplado te permite realizar pagamentos à vista.

 

Ter a possibilidade de realizar um pagamento à vista é um grande diferencial, principalmente se a poupança feita é para compras de bens e serviços de alto valor. Como elas raramente são feitas dessa forma, as possibilidades de negociar com o vendedor se tornam maiores e a transação mais lucrativa.

 

4. Manutenção do poder de compra

 

Os ajustes de parcelas realizados pelas administradoras durante todos os meses de duração do plano são um grande diferencial. Acompanhando a economia do país, são uma maneira de manter o poder de compra do consorciado, evitando perdas no momento da contemplação.

 

Esses ajustes de parcelas estão presentes e são explicados no contrato, variando de uma administradora para outra. Elas respondem as variações econômicas que impactam a modalidade de consórcio escolhida no momento de aderir ao plano.

 

Ainda que poupanças em bancos também acompanhem algumas mudanças de mercado, principalmente a da inflação, os ajustes não são tão eficientes e o rendimento é muito menor do que o oferecido pelo consórcio.

 

5. Formação de patrimônio

 

Mais do que uma forma de economizar para realizar sonhos de aquisição, o consórcio é uma forma de investir em patrimônio. As facilidades no momento de adquirir um imóvel ou automóvel, por exemplo, garantem a construção de posses permitem converter os produtos adquiridos em fontes de renda, por meio da revenda e locação dos bens.

 

Por terem valores de parcelas mais baixos e controlador, garantem uma melhor organização dos investimentos para construção de patrimônio pessoal e familiar.

 

6. Forma de economizar

 

O ponto central na contratação do consórcio é oferecer bases para uma reeducação financeira. É um investimento fixo mensal que permite organizar melhor o orçamento mensal e obriga a poupança de uma quantia mensal a ser investida no plano.

 

Dessa maneira, o controle de gastos mensais na busca por realizar uma aquisição maior se torna mais objetivo. O impulso em entrar em parcelamentos e financiamentos com custos mais elevados para conseguir um objetivo é mais bem controlado. É uma compra controlada e que é contada no orçamento mensal, evitando que o valor seja gasto de maneira impulsiva em lugar de ser destinado para o objetivo.

 

7. Melhora o planejamento financeiro

 

Ter controle do próprio dinheiro, dos gastos mensais e dos compromissos não é tarefa fácil. Não é algo que somos acostumados desde pequenos e, por isso, não é um hábito no dia a dia. Por esse motivo, gastar dinheiro de maneira consciente é muito difícil para a maioria das pessoas.

 

Com consórcios, o compromisso de um depósito mensal se torna uma obrigação que traz consequências. Assim, a consciência de manter controle dos gastos para não sofrer prejuízos se torna maior e o planejamento financeiro faz mais sentido, facilitando o processo.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade