Como funciona o consórcio de imóveis?

25 de fevereiro de 2019 / blog

Como funciona o consórcio de imóveis?

Consórcios de imóveis funcionam como todo e qualquer outro consórcio. É um grupo de pessoas pagando valores mensais, que são controlados pela administradora, e que aguardam a contemplação da carta de crédito para realizar uma aquisição. A contemplação pode ocorrer ao final do consórcio ou de maneira antecipada, por meio de sorteios e lances.

 

Ainda que esta seja a mesma base para qualquer consórcio, seja ele de imóveis, consórcios de veículos ou serviços, existem algumas particularidades que devem ser observadas nos consórcios para aquisição de imóveis.

 

Adquirir a casa própria é um sonho para muitas pessoas. Por isso, acompanhe esse post e entenda tudo sobre consórcios de imóveis e saiba como escolher a melhor opção para você.

 

Juros e taxas diferenciados

 

Um dos pontos que mais chama a atenção quando falamos em consórcios são os reduzidos juros e taxas perto de outros modelos de aquisição. O valor pago pelo consorciado não tem taxas e juros fora os acordados em contrato e que servem apenas para garantir o funcionamento de tudo.

 

As taxas pagas são referentes apenas ao valor da administradora, que recebe essa taxa pelos serviços que presta, e no caso da contratação de algum tipo de seguro. Já os juros existentes são apenas para casos de quebra de contrato, atraso em parcela e outros descumprimentos. Não existem juros por número de parcelas ou outros como esse.

 

Assim, o consorciado paga:

 

Fundo comum – efetivamente utilizado para realizar a aquisição do imóvel;

Fundo reserva – valor de segurança para garantir a contemplação caso algum dos membros fique inadimplente (e que é devolvido aos membros ao fim do consórcio);

Seguro – de vida ou de quebra de contrato, cobrado para a segurança de todos;

Taxa administrativa – pago para a administradora pelos serviços prestados.

 

Todos esses valores são apresentados antes do contrato do consórcio e são minimamente descritos. Assim, você sabe exatamente quanto, o que e por que está pagando. E, se fizer as contas, verá que os custos são bem mais baixos que outras opções, como o financiamento, por exemplo.

 

Burocracia reduzida em consórcios de imóveis

 

Outra vantagem do consórcio contemplado é a burocracia reduzida. Não é que ela não existe, é que as exigências são muito menores, principalmente no momento da contratação.

 

Ao contrário de financiamentos, a análise de crédito é flexível, permitindo que mesmo pessoas que não conseguem comprovar renda fixa, como autônomos, possam adquirir. Algumas administradoras liberam a aquisição mesmo para quem possui restrição de crédito.

 

consórcio de imóvel contemplado como funciona

 

Apesar de ter a contratação mais simples, ao adquirir uma cota de consórcio você deve ter consciência de que todos os documentos e pagamentos devem estar regularizados para que a carta de crédito possa ser utilizada. Assim, mesmo que a facilidade de aderir seja maior, é necessário se planejar para regularizar sua situação e poder utilizar a carta de crédito após a contemplação.

 

Diversas possibilidades de contemplação

 

Consórcios imobiliários possuem sorteios e lances como qualquer outro consórcio para que a contemplação seja antecipada. Para os lances, existem 3 tipos que permitem uma contemplação mais rápida: fixos, livres e embutidos.

 

 

Lance fixo: feito por meio do número de sua cota de consórcio, uma porcentagem é estabelecida pela administradora como contribuição mensal do lance e o consorciado disputa apenas com outros lances fixos. A cota mais próxima da última sorteada é contemplada pelo lance.

 

Lance livre: tipo mais comum, funciona como um leilão. Cada consorciado define o valor do lance que dará e aquele que representar a maior porcentagem do valor total da cota é contemplado.

 

Lance embutido: uma parte do valor total da carta de crédito é oferecida como lance nesse tipo. O valor ofertado como lance é abatido da carta de crédito no momento da contemplação, de forma que reduz o valor do bem que será adquirido.

 

Facilidade em utilizar o FGTS

 

Pessoas que têm valores altos de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço podem se beneficiar muito nos consórcios. Isso porque consórcios imobiliários permitem que o FGTS seja utilizado tanto em lances para contemplação antecipada quanto para quitar parcelas em aberto, amortizando o saldo devedor.

 

O FGTS pode ser usado, ainda, para complementar o valor total da carta de crédito, permitindo adquirir imóveis de valor maior do que o do consórcio. No entanto, para todas essas situações serem possíveis o consorciado deve ter, pelo menos, 3 anos de contribuição sob o regime do FGTS e a cota deve estar no nome do titular da conta FGTS a ser utilizada.

 

Outra exigência é que o contemplado não possua ou tenha usufruto de imóveis em seu município de residência ou cidade em que trabalha no momento da aquisição. Isso significa que você não pode utilizar o FGTS para comprar uma segunda casa na mesma cidade em que mora ou trabalha se uma residência já estiver registrada no seu nome.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade