O que é uma cota de consórcio?

06 de maro de 2019 / blog

O que é uma cota de consórcio?

Consórcios são uma forma de se programar e parcelar a compra de um bem ou serviço, garantindo maior controle da poupança de valores até o momento de realizar a compra à vista, o que ocorre a partir da contemplação.

 

Ainda que muitas pessoas saibam o que é o consórcio, poucos entendem realmente o que é e como funciona uma cota de consórcio. Descubra todos os detalhes sobre as cotas e saiba tomar as melhores decisões no momento de adquirir a sua.

 

Cota de consórcio: o que é?

 

A cota de um consórcio é a parte do valor total que cabe a apenas um consorciado. Como o consórcio é um investimento em grupo, o valor do consórcio é o total necessário para pagar pela aquisição de bens e serviços para todos os participantes.

 

A cota, então, é o valor que cada um dos participantes recebe. Cada um possui a sua e os valores podem ser diferentes, dependendo do que foi combinado no momento da aquisição. No entanto, mesmo que os valores mudem, a categoria de bens e serviços do grupo deve ser a mesma.

 

Ou seja, se você participa de um consórcio de 50 mil com outras 4 pessoas, sua cota será a parte que te cabe, digamos, por exemplo, 15 mil. Os 35 mil restantes são as cotas dos outros participantes. Ainda que você receba mais, seu consórcio só será válido para o mesmo tipo de aquisição dos demais. Assim, em um consórcio de veículos, todos comprarão veículos, no imobiliário, serão casas ou pontos comerciais e assim por diante.

 

Comprar cota de consórcio

 

A melhor forma de adquirir uma cota de consórcio é buscando por uma administradora autorizada pelo Banco Central. Outra possibilidade é a compra de alguém que possuía uma cota e resolveu vende-la. Assim, você pode entrar em um grupo de consórcio enquanto ele está sendo formado, depois que ele foi formado ou adquirir uma cota que já tenha sido contemplada.

 

Lembre-se de, em todos os casos, verificar a existência da cota a ser comprada, a reputação da administradora responsável, se a pessoa que está vendendo não está inadimplente.

 

Ao adquirir uma cota, sempre verifique o contrato e os valores e condições de pagamento, tenha certeza de que conseguirá cumprir com o acordo. Com esses cuidados, você evita surpresas desagradáveis no futuro.

 

Desistir ou vender cota de consórcio: é possível?

 

Não importa o quanto você se planeje, acidentes e emergências acontecem e pode ser que você não consiga pagar as mensalidades do consórcio. Pode ser que você, simplesmente, perca o interesse nesse investimento. O importante é que, em qualquer um dos casos, você pode desistir ou vender sua cota e deixar de participar do grupo.

 

É importante dizer que não estamos falando em abandonar o grupo de consórcio. Você não pode, simplesmente, parar de pagar uma cota ou se afundará em dívidas de juros e multas por atraso, afinal, você assinou um contrato.

 

O ideal nesses casos é procurar a administradora e ver a possibilidade de resolver o problema. Apenas a administradora pode autorizar e ajudar a regulamentar uma venda de cota.

 

O que é uma cota de consórcio

 

Na venda, a pessoa que compra a cota passa a assumir todas as parcelas em aberto até a quitação do consórcio. O dinheiro que você já investiu no consórcio não é devolvido pela administradora, ele deve ser considerado no momento de determinar valor de venda da cota. Em muitos casos, o vendedor consegue sair no lucro.

 

Para a desistência o contrato é, simplesmente, interrompido. Muitos dos detalhes para a desistência são determinados já no contrato de adesão, principalmente sobre o valor devolvido ao consorciado que desiste do investimento. Cotas contempladas devem passar pelo processo de descontemplação antes de registrar a desistência.

 

É importante saber que você não vai receber o valor investido na integra se desistir, por isso faça as contas antes de desistir. Muitas vezes, o valor que falta pagar é muito baixo perto do valor que você irá perder.

 

Contemplação: compra e venda de cartas de crédito

 

Da mesma maneira que você pode desistir ou vender sua cota de consórcio, contemplada ou não, é possível adquirir uma. Cotas contempladas são aquelas que já foram quitadas ou que, no sorteio ou lances nas assembleias, foram as escolhidas para serem liberadas.

 

A contemplação significa que o valor pago por aquela cota, representado pelo documento chamado de carta de crédito, está liberado para ser utilizado. Isso significa que o dono da cota contemplada pode, a partir daquele momento, adquirir o bem ou serviço que deseja.

 

 O processo de compra e venda de cotas contempladas não é muito diferente do das cotas que ainda não tiveram sua carta de crédito liberada. A principal diferença está no fato de que o comprador da cota contemplada pode adquirir seu bem ou serviço a partir do momento que entra para o grupo, não precisando aguardar lances ou sorteios.

 

No entanto, tome cuidado. Muitas pessoas usam cartas de crédito contempladas para aplicar golpes nos desavisados. Lembre-se sempre de verificar todos os dados antes de realizar pagamentos e sempre buscar por suporte legal antes de qualquer transação.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2021 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp