12 de fevereiro de 2019 / blog
Consórcios se destacam como investimentos para a aquisição de bens e serviços por suas condições atraentes e menor burocracia. Ainda que sejam famosos por suas facilidades, consórcios exigem planejamento e comprometimento. Por poderem durar por vários meses e anos.
Pelo longo tempo de duração, a falta de planejamento pode fazer com que os consorciados tenham que cancelar a participação no grupo. Em caso de cancelamento, o que acontece com o dinheiro? Como é possível recuperar o que foi investido até o momento do cancelamento?
Acompanhe o post para entender de que maneira é possível recuperar o dinheiro do consórcio cancelado e qual a melhor maneira de lidar com toda a situação.
Consórcios são a forma mais rápida de conseguir bens e serviços muito desejados. A contemplação pode ser acelerada por lances e sorteios e, dessa forma, melhoras a satisfação dos consorciados.
No entanto, mesmo com lances e sorteios, ter um consórcio contemplado pode levar muito tempo. Não ter condições de manter o consórcio, seja por falta de planejamento ou por emergências que surgem no caminho. Nessas situações, muitas vezes se torna necessário o cancelamento da participação no grupo de consórcio.
Conseguir um cancelamento que não prejudique o consorciado depende de agir de maneira correta. A melhor opção para um primeiro passo é buscar pela orientação da administradora, revisando as condições de contrato e solicitando o cancelamento.
Muitas pessoas que passam por problemas simplesmente param de pagar as parcelas. Agir dessa maneira, no entanto, só causa mais problemas, uma vez que o consorciado entra em situação de inadimplência e multas, taxas e juros por atraso começam a ser contadas.
O abandono do pagamento de parcelas impede o consorciado de participar de sorteios até a regularização, além de causar diversos problemas para o consorciado. Além disso, a administradora continua contabilizando as parcelas que estão a vencer, de forma que quando a data de pagamento chega, mais e mais parcelas são acrescentadas à inadimplência.
O cancelamento do consórcio, dessa forma, evita o pagamento de multas por atraso e para a contagem de parcelas a serem pagas, evitando que o consorciado crie uma grande dívida com a administradora.
Os mesmos impedimentos sobre contemplação se estendem para o cancelamento do consórcio, no entanto, as taxas, juros e diversas consequências previstas em contrato são eliminadas em relação aos meses ainda em aberto.
Ao pedir o cancelamento o dinheiro já pago não é imediatamente devolvido. Ao pedir o cancelamento o consorciado deve quitar todas as parcelas já vencidas, não sendo obrigado a pagar as parcelas a vencer. O dinheiro é devolvido apenas com o encerramento do grupo.
Assim como ocorre com a contemplação, a recuperação do dinheiro também pode ser antecipada por meio dos sorteios utilizados para contemplação. No caso de consórcios cancelado, em lugar de receber a carta de crédito para a compra do bem ou serviço, a contemplação libera a devolução do valor já pago pelo consorciado.
Além de abrir mão da aquisição do bem ou serviço de seus sonhos, os consorciados têm algumas desvantagens no cancelamento. No cancelamento, o valor pago para o fundo de reserva, que é o liberado com a carta de crédito no momento da contemplação, é restituído ao consorciado. No entanto, é feito, ao longo do tempo no grupo de consórcio, mais do que o valor do fundo de reserva.
Com o cancelamento, os valores referentes a taxa de administração e ao seguro não são devolvidos. Além disso, o fundo comum acaba tendo uma multa rescisória de 10% do valor pago, aplicada caso o prazo mínimo de contribuição determinado em contrato não for cumprido antes do cancelamento.
Nos casos onde o consorciado não é mais capaz de arcar com suas responsabilidades com o pagamento da cota, contemplada ou não, não é necessário ficar inadimplente ou cancelar. As duas opções acabam por causar a perda de uma parte do valor pago, seja pelas taxas administrativas não restituídas ou pelas multas por atraso em pagamento.
A melhor alternativa existente para quem não pode mais manter sua cota é a transferência de titular. Por meio da venda de consórcio contemplado, o consorciado consegue cobrir seus gastos e ter uma margem de lucro.
A partir do momento da venda e da transferência da titularidade, as parcelas a vencer passam a ser de responsabilidade do novo dono. Dessa forma, o consorciado recupera seu dinheiro mais rapidamente, não perde o montante referente às taxas e deixa de ter responsabilidades com o grupo de consórcio.
Mais Dicas Pra Você
Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.
Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.
Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.
Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.
Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.
Fale com nosso atendimento
Clique para chamar no WhatsApp
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade