Recuperar dinheiro de consórcio cancelado: saiba o que fazer

12 de fevereiro de 2019 / blog

Recuperar dinheiro de consórcio cancelado: saiba o que fazer

Consórcios se destacam como investimentos para a aquisição de bens e serviços por suas condições atraentes e menor burocracia. Ainda que sejam famosos por suas facilidades, consórcios exigem planejamento e comprometimento. Por poderem durar por vários meses e anos.

 

Pelo longo tempo de duração, a falta de planejamento pode fazer com que os consorciados tenham que cancelar a participação no grupo. Em caso de cancelamento, o que acontece com o dinheiro? Como é possível recuperar o que foi investido até o momento do cancelamento?

 

Acompanhe o post para entender de que maneira é possível recuperar o dinheiro do consórcio cancelado e qual a melhor maneira de lidar com toda a situação.

 

Cancelamento de consórcios

 

Consórcios são a forma mais rápida de conseguir bens e serviços muito desejados. A contemplação pode ser acelerada por lances e sorteios e, dessa forma, melhoras a satisfação dos consorciados.

 

No entanto, mesmo com lances e sorteios, ter um consórcio contemplado pode levar muito tempo. Não ter condições de manter o consórcio, seja por falta de planejamento ou por emergências que surgem no caminho. Nessas situações, muitas vezes se torna necessário o cancelamento da participação no grupo de consórcio.

 

Conseguir um cancelamento que não prejudique o consorciado depende de agir de maneira correta. A melhor opção para um primeiro passo é buscar pela orientação da administradora, revisando as condições de contrato e solicitando o cancelamento.

 

Muitas pessoas que passam por problemas simplesmente param de pagar as parcelas. Agir dessa maneira, no entanto, só causa mais problemas, uma vez que o consorciado entra em situação de inadimplência e multas, taxas e juros por atraso começam a ser contadas.

 

O abandono do pagamento de parcelas impede o consorciado de participar de sorteios até a regularização, além de causar diversos problemas para o consorciado. Além disso, a administradora continua contabilizando as parcelas que estão a vencer, de forma que quando a data de pagamento chega, mais e mais parcelas são acrescentadas à inadimplência.

 

O cancelamento do consórcio, dessa forma, evita o pagamento de multas por atraso e para a contagem de parcelas a serem pagas, evitando que o consorciado crie uma grande dívida com a administradora.

 

Recuperação do dinheiro após o cancelamento

 

Os mesmos impedimentos sobre contemplação se estendem para o cancelamento do consórcio, no entanto, as taxas, juros e diversas consequências previstas em contrato são eliminadas em relação aos meses ainda em aberto.

 

Ao pedir o cancelamento o dinheiro já pago não é imediatamente devolvido. Ao pedir o cancelamento o consorciado deve quitar todas as parcelas já vencidas, não sendo obrigado a pagar as parcelas a vencer. O dinheiro é devolvido apenas com o encerramento do grupo.

 

Recuperar dinheiro de consórcio cancelado: saiba o que fazer

 

Assim como ocorre com a contemplação, a recuperação do dinheiro também pode ser antecipada por meio dos sorteios utilizados para contemplação. No caso de consórcios cancelado, em lugar de receber a carta de crédito para a compra do bem ou serviço, a contemplação libera a devolução do valor já pago pelo consorciado.

 

Perda do valor das taxas

 

Além de abrir mão da aquisição do bem ou serviço de seus sonhos, os consorciados têm algumas desvantagens no cancelamento. No cancelamento, o valor pago para o fundo de reserva, que é o liberado com a carta de crédito no momento da contemplação, é restituído ao consorciado. No entanto, é feito, ao longo do tempo no grupo de consórcio, mais do que o valor do fundo de reserva.

 

Com o cancelamento, os valores referentes a taxa de administração e ao seguro não são devolvidos. Além disso, o fundo comum acaba tendo uma multa rescisória de 10% do valor pago, aplicada caso o prazo mínimo de contribuição determinado em contrato não for cumprido antes do cancelamento.

 

Existe alternativa ao cancelamento?

 

Nos casos onde o consorciado não é mais capaz de arcar com suas responsabilidades com o pagamento da cota, contemplada ou não, não é necessário ficar inadimplente ou cancelar. As duas opções acabam por causar a perda de uma parte do valor pago, seja pelas taxas administrativas não restituídas ou pelas multas por atraso em pagamento.

 

A melhor alternativa existente para quem não pode mais manter sua cota é a transferência de titular. Por meio da venda de consórcio contemplado, o consorciado consegue cobrir seus gastos e ter uma margem de lucro.

 

A partir do momento da venda e da transferência da titularidade, as parcelas a vencer passam a ser de responsabilidade do novo dono. Dessa forma, o consorciado recupera seu dinheiro mais rapidamente, não perde o montante referente às taxas e deixa de ter responsabilidades com o grupo de consórcio.

Mais Dicas Pra Você

Consórcio: como funciona?

Consórcio: como funciona?

Consórcios são uma das maneiras mais buscadas de conquistar bens e serviços. Casa própria, carro na garagem, viagem dos sonhos, esses são apenas alguns objetivos que levam pessoas a buscar por eles. Conheça o consórcio e saiba como ele pode te ajudar a adquirir bens e serviços de maneira simples e acessível.

Consórcios: como participar?

Consórcios: como participar?

Consórcios são, hoje, uma das principais formas de adquirir bens e serviços, ampliando patrimônios e realizando desejos com flexibilidade. Por meio de um grupo de consórcio, é possível parcelar integralmente um bem, servindo como uma poupança para compra. Descubra o que é necessário para fazer parte de um grupo de consórcio.

O que é a carta de crédito?

O que é a carta de crédito?

Consórcios funcionam com base em pagamentos de parcelas e são a maneira mais simples de adquirir bens e serviços atualmente. Com a contemplação, o consorciado passa a ter acesso à carta de crédito. Mas o que é ela, exatamente? Veja aqui tudo o que precisa saber.

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Como o consórcio contemplado pode ser utilizado?

Muitas pessoas não buscam por consórcio por não saberem, exatamente, que tipo de aquisições podem ser feitas com eles. Conheça os tipos de consórcio existente e saiba qual buscar para adquirir o que você deseja.

Consórcio contemplado: como comprar?

Consórcio contemplado: como comprar?

Se participar de um consórcio já é lucrativo para os consorciados, a compra de cotas já contempladas pode ser uma oportunidade única. A compra de cartas de crédito contempladas é uma opção ainda melhor. Oferece todos os benefícios de um consórcio, mas com o valor já disponível para uso.

Contemplado São Paulo © 2011 - 2024 | Marketing Digital por SunsetWeb

Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade